Você sabe qual é a relação entre flúor e tártaro? Entre os problemas bucais mais comuns no mundo, o tártaro ainda pode ser considerado um assunto desconhecido pela população, mesmo atingindo mais da metade da mesma.

Os temas pouco conhecidos são o que é o tártaro, como prevenir e como tratá-lo. Neste artigo, vamos apresentar um dos grandes aliados na prevenção e tratamento deste problema, o flúor.

Relação entre flúor e tártaro
Fonte: Envato

O que é o flúor?

Antes de falar da sua atuação no combate ao tártaro, é importante explicarmos o que é o flúor. Ele pode ser considerado como um elemento químico representado na tabela periódica pelo símbolo “F” (número atômico 9 de massa atômica de 19 u).

Sua principal atuação é na eliminação de bactérias que possam causar problemas como as cáries, por exemplo. Dessa forma, o flúor está entre a composição de quase todas as ferramentas de saúde bucal.

O flúor está presente na água
Fonte: Envato

Dessa forma, é comum vermos o flúor em absolutamente tudo que é ingerido pela nossa boca. Em primeiro lugar a água, alimentos, bebidas, ferramentas de higiene bucal e, chegando, em ferramentas utilizadas pelos próprios dentistas.

Mas vale destacar que o flúor não é apenas ótimo para tratamento de cárie e tártaro, ele também é fundamental para evitar que as bactérias se proliferem, evitando o aparecimento destes problemas bucais.

Relação entre flúor e tártaro

A relação entre o flúor e o tártaro é algo simples de se interpretar. O tártaro nada mais é do que uma placa formada por bactérias que endurece nos dentes e se torna de difícil remoção, devendo ser retirada em consultório.

Essas bactérias se formam devido a má higienização bucal, que acaba não matando essas bactérias antes de endurecerem. Elas se alimentam de restos de comida nos dentes e podem ocasionar outros problemas de saúde bucal, como cárie, gengivite e periodontite.

O que é o tártaro e como evitá-lo
Fonte: Envato

E é nesse ponto que entra o flúor. Com uma higiene bucal bem feita e fazendo uso de pastas fluoretadas, essas bactérias acabam não se proliferando, impedindo a formação das placas e, dessa forma, prevenindo o tártaro.

Isso porque o flúor é responsável por fortalecer o esmalte dos dentes, evitando que os mesmos sofram danos causados por essas bactérias. Esses danos podem ser causados pelo tártaro ou aqueles buracos das cáries.

O flúor também é responsável por substituir certos cristais presentes no esmalte por outros mais resistentes à deterioração, principalmente quando falamos em saúde bucal infantil.

Não compartilhe a sua escova ou guarde-a junto com outras
Fonte: Envato

Assim, é importante destacar o papel de uma boa higienização bucal e de consultas rotineiras com dentistas, principalmente para entender o papel de cada substância na nossa saúde e como utilizá-la de maneira correta.

Além disso, é bom deixar claro que os dentistas recomendam a escovação diária dos dentes com uma frequência de, pelo menos, 3 vezes ao dia.

Concluindo o artigo, a grande relação entre flúor e saúde bucal é que a substância é a principal aliada na luta contra as bactérias, entre elas as que causam as cáries e os tártaros. Dessa forma, torna-se essencial investir nesta substância para a melhora da sua saúde, evitando o tártaro.

Cuide da sua saúde bucal com uma empresa especializada

Os planos odontológicos da Servdonto são uma ótima opção para a sua empresa. Nossos planos contam com inúmeros benefícios e uma ampla rede credenciada, além de preços extremamente acessíveis.

Com a Servdonto, empresa de planos odontológicos, você tem contato com profissionais competentes na área odontológica, que lhe oferecerão um atendimento personalizado em diversas áreas de atuação. Invista na sua saúde bucal e faça seu plano dentário conosco.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Logo da Boom Card

Inscrição no Boom Card / Servdonto