Entenda qual é a relação entre hidratação e saúde bucal

Você sabe qual é a relação entre hidratação e saúde bucal? Com certeza você já deve ter ouvido falar que beber água faz bem à saúde. Esse tipo de conhecimento é senso comum atualmente, e muitas pessoas têm adotado estratégias para consumir mais água durante o dia a dia.

Mas você sabia que beber água pode ajudar também na manutenção da saúde da sua boca? Os seus dentes, a sua língua e as suas gengivas podem ser afetados positivamente por esse hábito.

E é aí que surge a pergunta: Como isso acontece? Para ajudar você a entender melhor sobre esse assunto, neste artigo, vamos falar sobre a relação entre hidratação e saúde bucal. Continue com a leitura para aprender!

Entenda qual é a relação entre hidratação e saúde bucal
Fonte: Envato

Entenda qual é a relação entre hidratação e saúde bucal

Um ser humano adulto tem por volta de 60% do corpo composto por água. No entanto, no dia a dia, é comum perdermos água por diversas razões. Tanto urinar como suar, atividades que o corpo faz numa base diária, diminuem os níveis de água no organismo.

Torna-se necessário, então, estar constantemente repondo esse recurso tão vital para a saúde. A quantidade ideal de água para ser consumida por dia depende muito do corpo e do peso da pessoa em questão (o ideal é perguntar a um médico), mas, de modo geral, no mínimo dois litros de água são um bom ponto de partida.

Dessa forma, a água pode cumprir seu papel no corpo, auxiliando em processos como a regulação de temperatura e o transporte de nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células.

Hidratação e Saúde Bucal
Fonte: Envato

Mas esses não são os únicos processos corporais nos quais a hidratação é fundamental. A água também atua na manutenção da saúde da boca.

Isso ocorre sob diversos aspectos. Um deles é a mastigação. Quando uma pessoa consome um alimento, ele precisa ser mastigado para ser engolido e digerido com facilidade. Mas a mastigação não apenas parte o alimento em pequenos pedaços: Ela também o umidifica através da ação da saliva.

Essa ação ajuda no funcionamento do sistema digestório. Isso porque a umidificação do alimento facilita a absorção dos seus nutrientes por parte do organismo.

Beba mais água
Fonte: Envato

A água, portanto, é determinante para a ação da saliva. Esse é um dos papéis mais importantes da água na saúde bucal. 95% da saliva é água, e a saliva é fundamental para manter a boca e os dentes protegidos. Ela atua na higienização e combate as bactérias que podem gerar cáries.

Mas não é só isso: beber água regularmente ajuda a manter o pH da boca em equilíbrio. Isso evita condições como a boca seca ou a doença periodontal. Desse modo, a água atua na proteção dos dentes e das gengivas.

Outro aspecto que deve ser lembrado é o papel da água fluoretada. No Brasil, muitos municípios agregam o flúor à água destinada ao abastecimento público.

O flúor é uma substância que deposita minerais no esmalte do dente. Isso ajuda a fortalecer a arcada dentária, tornando-a mais resistente aos processos de dissolução gerados pela cárie. Dessa forma, a água fluoretada é crucial para diminuir os índices de cáries na população brasileira.

Beba água
Fonte: Envato

Cuide melhor da sua saúde bucal com a ajuda de um plano odontológico

Uma vez que você entende qual é a relação entre hidratação e saúde bucal, é hora de saber mais sobre esse tópico com a ajuda de um profissional. Para isso, você deve ter acesso a um dentista confiável para tirar todas as suas dúvidas.

Esse acesso se torna muito mais fácil de obter com o auxílio de uma empresa de plano odontológico. A Servdonto é um ótimo exemplo de empresa que oferece opções muito promissoras. Quer saber mais? Então visite o site para obter mais informações!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Logo da Boom Card

Inscrição no Boom Card / Servdonto