A queda dos dentes pode ser considerada algo muito comum, principalmente com o avançar da idade. Até porque, quem não conhece um idoso que usa prótese ou implantes? Mas não é só em idosos que a perda dos dentes prevalece, é muito comum vermos adultos realizando procedimentos odontológicos para a correção de dentes que caíram.

Existem inúmeros motivos que levam a essa queda dos dentes, mas o principal deles é a falta de higienização. Isso porque a má higienização bucal é a responsável pelo aparecimento de problemas de saúde como cárie, tártaros e infecções na gengiva como periodontite e gengivite. Ou seja, a falta de limpeza bucal gera outros inúmeros fatores que contribuem para a queda dos dentes.

As infecções na gengiva, por exemplo, ajudam a fazer com que os dentes caiam pois são responsáveis pelo enfraquecimento do apoio dado aos dentes até a sua raíz. Ou seja, uma gengiva descuidada e infeccionada pode acabar gerando uma perda do apoio dos dentes, fazendo com que eles caiam.

Maneiras em que a queda dos dentes prejudica a saúde geral
Fonte: Envato

Problemas mais relacionados às bactérias, como as cáries, atuam diretamente no próprio dente, danificando toda a sua estrutura óssea e fazendo com que o mesmo se torne mais frágil, não aguentando as grandes forças de mastigação. Por isso é comum vermos pessoas que perdem os dentes quando mastigam algo duro, como o famoso pé-de-moleque.

Mas, e aí? Como a queda dos dentes prejudica a saúde geral do nosso corpo? Essa é uma pergunta muito comum e pertinente. Por isso, neste artigo, vamos explicar as principais maneiras em que a queda dos dentes prejudica a saúde geral.

Queda de dente pode ser muito prejudicial
Fonte: Envato

Vejas as 3 maneiras em que a queda dos dentes prejudica a saúde geral

Ataca diretamente os órgãos do sistema digestório

Uma das principais e piores consequências da perda dos dentes é como ela afeta o sistema digestório. Isso porque, com menos dentes na boca, o paciente acaba perdendo mais potencial de mastigação, o que permite que alimentos maiores sejam digeridos.

Isso, em primeiro caso, pode não parecer grave, apenas exigindo mais energia do corpo para digestão. No entanto, pensando no futuro, isso prejudica diretamente o funcionamento de todos os órgãos envolvidos no sistema digestivo, principalmente o próprio intestino.

Ataca diretamente os órgãos do sistema digestório
Fonte: Envato

Afeta, ainda, a regulação do funcionamento do corpo

O tópico anterior tem ligação direta com este, pois, já que o funcionamento do sistema digestivo fica prejudicado, a má mastigação culminada pela queda dos dentes é  responsável por atrapalhar todo o funcionamento do corpo.

Desregular esse funcionamento pode acarretar em problemas como diarréia, prisão de ventre, fadiga excessiva e falta de apetite, ou apetite demais. Isso porque, com a atividade dos órgãos comprometida, seu corpo acaba ficando “perdido” e entra em confusão.

Afeta a regulação do funcionamento do corpo
Fonte: Envato

Contribui para infecções no corpo

Como as infecções geradas por bactérias estão entre as principais causas da queda dos dentes, é comum ver pessoas sofrendo consequências dessas infecções além da saúde bucal, principalmente quando não tratadas mesmo com a queda dos dentes.

Isso se justifica porque todo o nosso corpo é ligado por vasos sanguíneos, estes que podem acabar servindo como ponte para levar  as infecções na boca para outras áreas do corpo, acarretando em problemas maiores de saúde, como o infarto, por exemplo.

Contribui para infecções no corpo
Fonte: Envato

Mantenha a rotina de consultas com um plano odontológico de qualidade

Os planos odontológicos da Servdonto são uma ótima opção para a sua empresa. Nossos planos contam com inúmeros benefícios e uma ampla rede credenciada, além de preços extremamente acessíveis.

Com a Servdonto, empresa de planos odontológicos, você tem contato com profissionais competentes na área odontológica, que lhe oferecerão um atendimento personalizado em diversas áreas de atuação. Invista na sua saúde bucal e faça seu plano dentário conosco. Também contamos com planos odontológicos para servidores públicos.

Além disso, contamos com um sistema baseado em pontos fundamentais, entre eles, a qualidade de uma rede credenciada constituída por profissionais altamente selecionados e capazes de oferecer as mais modernas técnicas em saúde odontológica e serviços de alta qualidade.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp