Quando é necessário substituir a escova de dentes?

A importância de substituir a escova de dentes pode ir além de questões de higiene pessoal e saúde. As pessoas devem trocar a escova de dentes com mais frequência do que o intervalo recomendado, porque as bactérias podem se acumular nas cerdas e causar infecção ou doenças na boca e gengivas.

Também é importante porque algumas marcas de escovas de dente são comercializadas para crianças menores de 3 anos, o que pode levar a problemas de saúde se não forem substituídas com mais frequência.

Ou seja, à medida que ficam sujas, elas se tornam ineficazes e precisamos substituí-las. A questão é quando precisamos substituir a escova de dente?

Escolha a escova de dentes certa
Fonte: Envato

Algumas pessoas podem precisar substituir a escova de dentes com mais frequência do que outras, dependendo da frequência com que passam por um ciclo de escova e da saúde de sua boca.

Em geral, a maioria das pessoas substitui a escova de dente a cada três meses. No entanto, se você notar qualquer um dos seguintes sinais, convém substituí-lo mais cedo:

  • Cerdas gastas ou não são tão boas para limpar os dentes;
  • Alça rachada ou descascando;
  • Sua escova de dentes caiu em um líquido.

Neste artigo, vamos explicar mais sobre quando é necessário substituir a escova de dentes e quais são as principais razões para realizar esta tarefa em determinado espaço de tempo. Entenda mais sobre o assunto conferindo nosso conteúdo exclusivo abaixo.

Quando é necessário substituir a escova de dentes?
Fonte: Envato

Quando é necessário substituir a escova de dentes?

A escova de dentes também é uma ferramenta importante para que todas as pessoas substituam a escova regularmente, porque isso ajudará a evitar o acúmulo de placa bacteriana nos dentes.

Ao comprar uma escova de dentes, devemos ter cuidado com a hora de substituí-la. Quando as cerdas estão gastas ou se quebram com o tempo, devem ser substituídas imediatamente por uma nova.

Quando mudar de escova de dentes
Fonte: Envato

Não existe uma regra rígida e rápida sobre quando substituir sua escova de dentes; é baseado na preferência pessoal e conveniência.

Algumas pessoas substituem as escovas a cada dois ou três meses e outras apenas uma vez a cada três ou quatro anos. O principal é que as cerdas da escova precisam ser substituídas antes que fiquem muito gastas ou quebradas.

3 razões mais comuns para substituir sua escova de dentes

A escova de dentes é um item indispensável para a higiene diária. Mas também é uma necessidade para a saúde bucal. Portanto, antes de comprar uma nova escova de dente, você deve saber os motivos para substituí-la.

Começa a perder sua eficácia

Algumas pessoas escovam os dentes com muita força, usam produtos químicos agressivos ou não limpam a escova de dentes com frequência suficiente, o que pode fazer com que as cerdas sequem e quebrem. Algumas pessoas também usam uma escova nova por muitos meses seguidos, o que também pode causar danos e ajudar a proliferar bactérias.

3 razões mais comuns para substituir sua escova de dentes
Fonte: Envato

A escova velha suja mais do que limpa seu dente

A escova de dentes é a ferramenta mais eficaz para limpar os dentes. Mas as pessoas costumam se esquecer de trocar a escova de dente a cada três meses. Quando isso acontece, as cerdas se tornam menos eficazes na limpeza e você começa a abrigar bactérias nas cerdas, que ficam presas nos dentes.

Uma nova pesquisa mostra que a escova de dentes velha na verdade suja mais do que limpa, porque as bactérias ficam presas em suas cerdas. Portanto, se você estiver procurando por uma nova escova de dente, é melhor comprar uma a cada ano para garantir que você se livre de quaisquer bactérias ou outras substâncias nocivas que contenha.

A hora certa de trocar a escova
Fonte: Envato

Uma escova de dentes velha pode causar halitose

A halitose geralmente é causada pelo acúmulo de substâncias ricas em enxofre que se formam nas superfícies dos dentes. Essas substâncias são produzidas como resultado do uso de uma escova de dentes velha e também podem ser causadas pelo acúmulo de placa bacteriana ou restos de comida.

Uma importante estratégia de prevenção da halitose é trocar a escova de dentes com frequência, porque mesmo dois ou três meses de uso pode resultar em quantidades significativas de substâncias ricas em enxofre que ficam nos dentes das cerdas, e essas substâncias são então absorvidas pela saliva e engolidas.

Servdonto - Sorriso, saúde e proteção

Cuide da sua saúde bucal com uma empresa especializada

Os planos odontológicos da Servdonto são uma ótima opção para a sua empresa. Nossos planos contam com inúmeros benefícios e uma ampla rede credenciada, além de preços extremamente acessíveis.

Com a Servdonto, você tem contato com profissionais competentes na área odontológica, que lhe oferecerão um atendimento personalizado em diversas áreas de atuação. Invista na sua saúde bucal e faça seu plano dentário com nossa empresa de planos odontológicos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp