O que são enxertos ósseos? O avanço tecnológico permitiu o aparecimento de diversos novos procedimentos medicinais, principalmente os de saúde bucal.

Quando não influenciou na sua aparição, com certeza teve influência para a sua modernização. Entre os procedimentos auxiliados por essa evolução tecnológica está o de enxertos ósseos. Afinal, você sabe o que são enxertos ósseos?

Sendo mais um dos procedimentos cirúrgicos para a melhora da saúde e estética bucal, os enxertos ajudam muito no tratamento de problemas como: queda dos dentes, gengivite, erro de formação.

O que são enxertos ósseos?
Fonte: Envato

O que são enxertos ósseos?

Os enxertos ósseos nada mais são do que uma técnica usada para repor a estrutura óssea de um paciente na parte da boca. É comum que se use o enxerto com a finalidade de reposicionar toda a estrutura óssea com o objetivo de deixá-la em sua posição natural, auxiliando a estética e a mastigação, por exemplo.

Para ser realizado, o procedimento necessita de uma parte do corpo, seja do próprio paciente ou doada por alguma outra pessoa. Isso é uma forma de recolocar a arcada e a estrutura óssea no lugar devido com o uso dessas partes, ajudando ainda mais se for do próprio paciente. Do contrário, precisará de exame para ver se o corpo aceitará a nova parte.

Tratamento com enxerto ósseo
Fonte: Envato

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito de como funciona o procedimento e qual anestesia é usada. O enxerto ósseo pode fazer uso de anestesia local ou geral, dependendo da complexidade e da situação do paciente. Quando o caso não for muito complexo, aplica-se a anestesia local, com o enxerto sendo feito em consultório.

Caso a situação do paciente seja grave e mais complexa, utiliza-se anestesia geral e o procedimento é realizado em hospital, necessitando de mais materiais e uma estrutura maior.

Quando devo fazer?

Existem diversas ocasiões que demandam um tratamento com enxertos ósseos, algumas delas que podemos destacar são: casos de fraturas ocasionadas por acidentes externos, tratamento de artroses ou como forma complementar aos tratamentos de implantes ou próteses dentárias.

Mas muito cuidado! Antes de decidir prosseguir com o tratamento de enxertos, é fundamental fazer uma análise prévia com um profissional para que ele avalie a necessidade ou não de realização do procedimento.

Quando devo fazer enxerto ósseo?
Fonte: Envato

Tecnologia em procedimentos

Se você tem medo de realizar o procedimento por conta da possível dor ou dificuldade, não tenha medo! Como a medicina evoluiu muito, os procedimentos como esses tendem a ser bem tranquilos, até mesmo o pós-cirúrgico.

Neste caso, o procedimento é extremamente tranquilo e é recomendado em pessoas que tiveram algum tipo de perda óssea resultado de problemas internos (não tratamento de doenças bucais como gengivite) ou externos (fraturas).

A tecnologia também ajudou a fazer com que as pessoas tenham a oportunidade de utilizar próteses mais próximas às naturais, nem parecendo que são próteses. Essa tecnologia é tão importante para a estética do paciente como também para a sua adequação pós-procedimento, dando muito conforto.

Tecnologia em procedimentos
Fonte: Envato

Cuide da sua saúde bucal com a Servdonto

Com a Servdonto, você tem contato com profissionais competentes na área odontológica, que lhe oferecerão um atendimento personalizado em diversas áreas de atuação.

Somos uma empresa de planos odontológicos com uma rede credenciada composta por mais de 3.500 opções de atendimento, oferecendo profissionais em vários bairros da capital e interior, oferecendo total cobertura para mais de 2.500 empresas em todo o estado de Sergipe, Alagoas, Bahia e Amazonas.

Além disso, contamos com um sistema baseado em pontos fundamentais, entre eles, a qualidade de uma rede credenciada constituída por profissionais altamente selecionados e capazes de oferecer as mais modernas técnicas em saúde odontológica e serviços de alta qualidade.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Logo da Boom Card

Inscrição no Boom Card / Servdonto