Você sabe o que é um endodontista e o que ele faz? O cuidado dental não é apenas escovar os dentes e passar fio dental. É também cuidar da sua saúde bucal. É por isso que é importante visitar seu dentista regularmente, especialmente depois de negligenciar os dentes por muito tempo.
Dentistas são profissionais treinados que são qualificados no campo da odontologia. Eles podem fornecer conselhos sobre como manter uma boa higiene dental e quais medidas você deve tomar para prevenir cáries e doenças das gengivas.
Devido a essa importância, existem várias áreas dentro da odontologia responsáveis pelas diversas necessidades bucais. Por exemplo, há desde os dentistas pediátricos até os especialistas em odontologia estética.
No artigo de hoje, explicaremos mais sobre o profissional de endodontia e quais suas atribuições. Confira nosso conteúdo e entenda melhor o assunto.
O que é um Endodontista e o que ele faz?
Um endodontista é um especialista em odontologia que trabalha com traumas e infecções da polpa (raiz do dente) e tecidos periapicais. O papel desse profissional é identificar e tratar problemas causados por algum trauma ou agente agressor, como a cárie por exemplo.
São responsáveis por procedimentos como a pulpotomia, ou amputação da polpa coronária dos dentes, que é uma intervenção cirúrgica para remover o tecido pulpar infectado de dentro de um dente, na tentativa de manter a vitalidade pulpar radicular.
A endodontia é uma parte importante da odontologia justamente porque lida com a polpa, que é o tecido mole dentro de um dente. No local há vasos sanguíneos que são vitais para o fornecimento de nutrientes ao dente. Se esse tecido for danificado ou infectado, pode causar dor e outros problemas.
Endodontia e o tratamento de canais
O tratamento de canal é um procedimento que é feito para salvar o dente. Envolve a remoção da polpa e do nervo do dente e, em seguida, preenchê-lo com um material como guta-percha, resina acrílica ou amálgama.
O tratamento é feito em diversas etapas que ocorrem no decorrer das consultas, dependendo da situação. As etapas de um canal consistem em:
Anestesia e abertura
No primeiro passo do tratamento, o local é anestesiado para que possa ser realizada a abertura do dente. Essa desobstrução é feita por meio da coroa do dente e segue até a câmara da raiz dentária.
Remoção do tecido infectado/inflamado
Nesta etapa, todo o tecido prejudicado é removido. Dessa forma, o canal é modelado para receber o material da restauração. Ainda nesta fase , é realizado o processo de irrigação, que limpa os canais e remove todos os resíduos.
Restauração
Após a remoção, é feita a higienização do local para então dar início à obturação dos canais com um material chamado “guta-percha”, que auxilia na preservação dos canais, mantendo-os seguros contra infecções.
Reconstrução
Nesse processo, é colocado um preenchimento temporário no topo da guta-precha com o objetivo de vedar a abertura. O material permanece no local até que o dente possa receber a restauração ou uma coroa.
Acabamento
Por fim, a coroa é fixada. O espaço criado em função da retirada de tecido é recriado com o formato original do dente.
Se junte à Servdonto
Com a Servdonto, empresa de planos odontológicos, você tem contato com profissionais competentes na área odontológica, que oferecerão um atendimento personalizado em diversas áreas de atuação. Invista na sua saúde bucal e faça seu plano dentário conosco.
Além disso, contamos com um sistema baseado em pontos fundamentais, entre eles, a qualidade de uma rede credenciada constituída por profissionais altamente selecionados e capazes de oferecer as mais modernas técnicas em saúde odontológica e serviços de alta qualidade.