Você sabe o que é TrismoO Trismo pode ser considerado uma doença comum, mas, ao mesmo tempo, muito pouco conhecida entre as pessoas no mundo. Por conta disso, é fundamental falarmos sobre este problema de saúde bucal e como tratar.

Alguns dos sintomas claros deste problema que podemos destacar é a dificuldade em abrir a boca, falar e mastigar. Recomenda-se, por exemplo, que você tenha uma abertura de até 3 cm de boca. Quer saber mais sobre este problema? Continue a leitura.

O que é Trismo?
Fonte: Envato

O que é Trismo?

O Trismo pode ser conceituado como uma grande dificuldade para realizar atividades que demandam a abertura da boca, como falar e mastigar. Essa dificuldade pode ocorrer devido a uma contração dos músculos da face responsáveis por este trabalho.

Este problema pode estar ligado a diversas questões, principalmente quando se fala em procedimentos cirúrgicos na face ou pescoço e, também, após procedimentos realizados nos dentes. A Articulação Temporomandibular (ATM) também pode ser uma das culpadas por esta doença.

Quem é acometido por essa doença acaba sofrendo muito com dor na região da mandíbula e comprometimento dos músculos ao redor da face, por exemplo. Por isso, é essencial que o paciente esteja ligado aos sintomas para buscar ajuda de um médico especialista.

Entenda mais sobre o Trismo
Fonte: Envato

As duas formas de Trismo

Um problema como  o Trismo ainda conta com duas categorias diferentes, sendo elas: intra e extra articular. O primeiro caso pode ser causado por fraturas intracapsulares do paciente ou artrite e problemas nos ossos, sem relação com coisas externas como lesões.

No caso do Trismo extra articular, as causas são mais ligadas a questões externas, como: fraturas não naturais (causadas por lesões em alguma atividade), problemas oriundos de procedimentos cirúrgicos, hematomas, problemas com radiação e tétano.

O Trismo ainda pode ser resultado de efeitos colaterais causados por medicamentos para tratamento de outras doenças ou como consequência do tratamento quimioterápico contra o câncer na face.

Cuidados após o clareamento dental
Fonte: Envato

Quais os malefícios do Trismo?

Além de causar problemas para a fala e mastigação, o Trismo ainda interfere de forma indireta na saúde bucal. Isso porque a forte dor causada pela doença acaba tirando a vontade de fazer a higienização da boca, ocasionando na má escovação e, por sua vez, o aparecimento de doenças bucais.

O Trismo ainda pode influenciar na saúde geral do corpo graças ao sintoma que torna a mastigação mais difícil. Com isso, pedaços maiores de comida acabam sendo ingeridos, podendo causar problemas graves nos órgãos do sistema digestório e pode inibir o apetite.

Por isso, não é difícil ver pacientes perdendo peso e nutrientes por estarem se alimentando mal devido aos sintomas da doença. Por isso, é comum ver pessoas se sentindo fracas e sem energia, pois o Trismo inibe o seu apetite e faz com que os órgãos do sistema digestório trabalhem mais, mesmo com pouca comida ingerida.

Como tratar os tártaros
Fonte: Envato

Como é feito o tratamento?

Vale destacar que, por ter muitas causas diferentes, este problema tem inúmeras formas de tratamento. O mais comum é o uso de medicamentos como: antibióticos, analgésicos ou anti-inflamatórios.

Alguns profissionais podem solicitar fisioterapia, tratamento nos dentes com uso de aparelhos ortodônticos ou até mesmo procedimentos cirúrgicos. Esses tratamentos servirão para corrigir a causa da disfunção mandibular, deixando os músculos mais relaxados.

Cuide da sua saúde bucal com a Servdonto

Com a Servdonto, empresa de planos odontológicos, você tem contato com profissionais competentes na área odontológica, que lhe oferecerão um atendimento personalizado em diversas áreas de atuação.

Contamos com uma rede composta por mais de 3.500 opções de atendimento descentralizadas. Assim, podemos oferecer profissionais em vários bairros da capital e interior, com cobertura total para mais de 2.500 empresas em todo o estado de Sergipe, Alagoas, Bahia e Amazonas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Logo da Boom Card

Inscrição no Boom Card / Servdonto