Você já ouviu falar sobre o que é herpangina? A doença é um tipo de infecção viral que comumente afeta crianças pequenas. O vírus que causa a herpangina é tipicamente transmitido através do contato com secreções respiratórias ou saliva.
Os sintomas mais comuns da herpangina incluem febre, dor de garganta e úlceras dolorosas na boca. O tratamento para herpangina geralmente inclui repouso, muitos líquidos e medicação para alívio da dor.
Na maioria dos casos, o vírus segue seu curso dentro de uma semana ou duas e os sintomas desaparecem por conta própria. Para entender mais sobre essa patologia, acompanhe nosso conteúdo!
O que causa a herpangina?
Herpangina é causada pelo herpesvírus, que é um tipo de vírus conhecido pela comunidade médica como enterovírus. Os enterovírus são tipicamente disseminados através do contato direto com saliva ou secreções respiratórias de indivíduos infectados.
Na maioria das vezes, as crianças são infectadas por outras crianças ou adultos que já foram expostos ao vírus. A herpangina é mais comum durante uma época do ano em que as crianças frequentam a escola e entram em contato com indivíduos infectados.
Em casos raros, porém, algumas crianças podem apresentar condições como alterações no sistema nervoso e insuficiência cardíaca ou pulmonar, por isso, é imprescindível a visita ao pediatra para avaliação e início do tratamento correto.
Sintomas
Herpangina é uma infecção viral contagiosa que causa bolhas e feridas na boca e na garganta. A condição é mais comum em crianças, mas também pode ocorrer em adultos. Os sintomas da herpangina incluem:
- Febre;
- Dor de garganta;
- Feridas ou úlceras na boca;
- Deglutição dolorosa;
- Linfonodos inchados;
- Dor de cabeça;
- As aftas geralmente encontram-se no céu da boca, língua, garganta, úvula e amígdalas, e podem permanecer na boca por 1 semana;
- Pequenas feridas brancas dentro da boca com um círculo avermelhado à volta. A criança pode apresentar de 2 à 12 pequenas aftas dentro da boca, que medem menos de 5mm cada uma;
- Podem surgir ínguas na região do pescoço;
- Perda de apetite.
Tratamento
O tratamento para a herpangina geralmente inclui medidas de cuidados domiciliares para aliviar os sintomas, como beber bastante líquido, por exemplo. Analgésicos de venda livre, como ibuprofeno ou acetaminofeno, também podem ajudar a aliviar a dor de garganta e a febre.
A herpangina geralmente desaparece sozinha dentro de 7 a 10 dias. No entanto, existem algumas coisas que podem ser feitas para ajudar a aliviar os sintomas e acelerar a recuperação.
Se feridas na boca dificultam comer ou beber, é importante certificar-se de que você ainda está recebendo líquidos suficientes. Evitar alimentos ácidos ou picantes também pode ajudar a minimizar a dor e a irritação. Alimentos macios ou líquidos, como sopa, arroz, podem ser mais fáceis de tolerar.
Prevenção
Não há prevenção específica para a herpangina, mas boas práticas de higiene podem ajudar a reduzir o risco de exposição ao vírus. Isso inclui lavar as mãos regularmente e evitar contato próximo com pessoas doentes.
O tratamento para a herpangina geralmente se concentra no alívio dos sintomas, pois não há cura específica para o vírus. Analgésicos de venda livre e redutores de febre podem ajudar a aliviar o desconforto, e muito descanso é importante para a recuperação.
Se junte à Servdonto
Com a Servdonto, empresa de planos odontológicos, você tem contato com profissionais competentes na área odontológica, que oferecerão um atendimento personalizado em diversas áreas de atuação. Invista na sua saúde bucal e faça seu plano dentário conosco.
Além disso, contamos com um sistema baseado em pontos fundamentais, entre eles, a qualidade de uma rede credenciada constituída por profissionais altamente selecionados e capazes de oferecer as mais modernas técnicas em saúde odontológica e serviços de alta qualidade.