Você sabe o que é cirurgia ortognática? É comum que muitas pessoas se assustem com o nome, principalmente por não ser muito conhecido.

Por isso, esta técnica odontológica é pouco difundida entre pacientes que acabam não sabendo se precisam ou não passar por este procedimento. Mas o que, de fato, significa cirurgia ortognática? Veja neste artigo.

O que é cirurgia ortognática?
Fonte: Envato

O que é cirurgia ortognática?

Bem, como a cirurgia ortognática não é muito conhecida entre as pessoas, vamos explicar neste artigo o que ela é. Em geral, podemos dizer que a cirurgia ortognática é uma técnica utilizada para corrigir alterações no crescimento dos maxilares e para tratar as deformidades dentais e faciais com finalidades estéticas e para melhorar a fala, respiração e mastigação.

Vale ressaltar que o ortodontista pode realizar procedimentos em crianças e adolescentes em fase de crescimento ósseo a fim de consertar esses problemas bucais. A partir do momento em que a pessoa para de desenvolver o crescimento desses ossos, é recomendado que seja feita uma cirurgia ortognática. Em fase de desenvolvimento, prefere-se o uso de aparelhos e outros procedimentos não-cirúrgicos.

Entenda mais sobre cirurgia ortognática
Fonte: Envato

Normalmente, é comum que se façam cirurgias ortognáticas em pacientes com retrognatismo ou prognatismo da mandíbula. Os dois problemas são caracterizados pelo recuo ou avanço da mandíbula. Quando criança, as pessoas que apresentam estas anomalias tendem a ser submetidas a procedimentos com aparelhos ortodônticos, evitando fazer cirurgia, como já dito anteriormente.

A primeira etapa da cirurgia ortognática é uma espécie de preparação dos dentes e arcada. Neste momento, a posição dos dentes é corrigida se relacionando a base de cada extremo. Esta fase é a fase totalmente ortodôntica, o que indispensa a participação do ortodontista.

A cirurgia é realizada sob anestesia geral, com incisões por dentro da boca e, por incrível que pareça, sem deixar cicatrizes. Sem bloqueio da boca, com uma duração média de 3 a 4 horas e período de internação de 2 dias, a cirurgia tem uma recuperação boa.

Tudo sobre cirurgia ortognática
Fonte: Envato

É interessante pensarmos em como a tecnologia proporcionou que a cirurgia ortognática fosse feita sem grandes machucados, sem cicatrizes e com um tempo de recuperação muito bom. Com a tecnologia, é possível simular o procedimento pelo computador e analisar quais são as maiores possibilidades em busca do melhor resultado possível.

Depois da cirurgia, é normal que os pacientes se sintam ansiosos para ver como ficou o resultado. No entanto, vale ressaltar que os resultados são perfeitamente visíveis após seis meses, tempo em que também é importante ter o acompanhamento do cirurgião, para que ele possa avaliar o resultado e traçar métodos ideais para a sua situação no pós operatório.

É importante destacar, ainda, que é necessário que se faça um ajuste na mordida que dura em média 4 meses. Após este tempo, o médico já pode liberar a extração do aparelho, já que sua arcada óssea já se acostumou com o realinhamento e com os resultados da cirurgia.

Importância da saúde bucal e psicológica
Fonte: Envato

Cuide da sua saúde bucal com uma empresa especializada

Os planos odontológicos da Servdonto são uma ótima opção para a sua empresa. Nossos planos contam com inúmeros benefícios e uma ampla rede credenciada, além de preços extremamente acessíveis.

Com a Servdonto, empresa de planos odontológicos, você tem contato com profissionais competentes na área odontológica, que lhe oferecerão um atendimento personalizado em diversas áreas de atuação. Invista na sua saúde bucal e faça seu plano dentário conosco.

Além disso, contamos com um sistema baseado em pontos fundamentais, entre eles, a qualidade de uma rede credenciada constituída por profissionais altamente selecionados e capazes de oferecer as mais modernas técnicas em saúde odontológica e serviços de alta qualidade.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Logo da Boom Card

Inscrição no Boom Card / Servdonto