A restauração dentária é um procedimento odontológico muito comum. No entanto, a maioria das pessoas não conhece essa intervenção a fundo. Isso pode ser motivo de muita confusão quando se faz necessário recorrer a esse tratamento.
Sendo assim, neste informe, vamos ajudar você a entender melhor sobre a saúde dental, respondendo as principais dúvidas sobre a restauração dentária. Continue com a leitura para saber mais.
Conheça as respostas para as principais dúvidas sobre a restauração dentária
É muito comum ter dúvidas ou preocupações antes de passar por um procedimento odontológico. Afinal, o consultório odontológico pode ser um local intimidante. Além disso, muitas pessoas também têm medo de dentista, o que acrescenta uma camada extra de nervosismo à experiência.
Felizmente, isso pode ser resolvido aos poucos. Uma das coisas que pode ser positiva nesses casos é se informar sobre o procedimento da melhor forma possível. A seguir, então, vamos responder algumas dúvidas sobre o assunto. Confira!
O que é uma restauração dentária?
Uma restauração dentária é um procedimento odontológico que tem como objetivo preencher uma lacuna no dente. Também conhecida como obturação dental, a restauração visa restabelecer as funções mastigatórias do dente, bem como a sua estrutura.
Quanto tempo dura uma restauração no dente?
A ideia de uma restauração dentária é criar uma reconstrução que tenha a mesma função e eficiência do dente original. Por conta disso, os materiais costumam ser resistentes, podendo durar anos sem maiores problemas.
No entanto, é importante ressaltar que, para que essa duração se mantenha, é necessário ter alguns cuidados. Por exemplo, é uma boa ideia evitar morder diretamente alimentos muito duros com o dente restaurado.
Como funciona uma restauração dentária?
A forma como uma restauração é colocada depende do estado do dente restaurado. Se houver partes danificadas por cáries, por exemplo, essas partes devem ser removidas antes do procedimento começar. Por isso se deve tirar as dúvidas sobre a restauração dentária.
Depois disso, o profissional realiza uma limpeza do local e dá início ao preenchimento (restauração direta). Em alguns casos, pode ser necessário confeccionar uma peça maior. Nesse tipo de situação, o profissional vai tirar um molde da boca do paciente e enviá-lo para o laboratório para a produção da peça, após isso o dentista cimenta a peça na lacuna do dente original.
Em que casos uma restauração dentária é necessária?
A restauração dentária se faz necessária quando um dente é estruturalmente danificado e precisa de uma reabilitação. A cárie pode ser responsável por uma situação desse gênero, fazendo com que a parte danificada de um dente deva ser removida e substituída por uma restauração.
Também não é incomum a restauração dentária ser necessária em casos de perda ou quebra de dentes em traumas ou acidentes. Isso acontece muito, por exemplo, com crianças e adolescentes que quebram ou fraturam dentes permanentes.
É possível sentir a restauração na boca?
Imediatamente após o procedimento, é possível que o paciente sinta uma certa sensibilidade no local do dente. Essa situação é rara, mas pode acontecer, em um período de um ou dois dias após a realização.
A longo prazo, no entanto, não é possível sentir a restauração na boca. O objetivo de uma restauração dentária é que ela substitua o dente danificado ou quebrado de modo que ele não faça mais falta. Logo depois do procedimento, o normal é esquecer que ela está lá.
Faça uma restauração dentária com a ajuda de um plano odontológico
Agora que você já sabe as respostas para as principais dúvidas sobre a restauração dentária, é hora tomar medidas práticas a favor da sua saúde bucal. Uma delas é ter a ajuda de uma empresa de plano odontológico como a Servdonto. Quer saber mais? Então visite o site para obter mais informações!