Como evitar a sensibilidade dos dentes? A sensibilidade dentária é uma condição que causa dor, desconforto e inflamação nos dentes. Pode resultar de cárie dentária ou doença gengival.

Ela é causada pela exposição das terminações nervosas dos dentes a bactérias na placa ou partículas de alimentos quando são escovados. As bactérias então liberam substâncias químicas que irritam os nervos e causam dor e desconforto.

Este problema também pode ser causado pela falta de saliva, uma condição chamada xerostomia. Isso pode ser tratado com medicamentos que estão disponíveis em farmácias.

No artigo de hoje, falaremos mais sobre o que é este problema e como evitar a sensibilidade dos dentes. Quer saber mais? Então não perca mais um dos nossos conteúdos exclusivos.

Dentes com sensibilidade
Fonte: Freepik

Como evitar a sensibilidade dos dentes?

A sensibilidade dentária é um problema comum que afeta cerca de 20% das pessoas em todo o mundo. Pode ser causada por muitos fatores, incluindo idade, dieta, medicamentos e saúde.

Ou seja, a sensibilidade dos dentes é mais comum do que se pensa. Como já mencionamos, é causada por um acúmulo de pasta de dente, partículas de alimentos e outros detritos nos dentes que se acumulam ao longo do tempo. Se você está com sensibilidade dentária, pode ser desconfortável e até doloroso.

Para evitar a sensibilidade dentária, é importante manter uma boa higiene bucal e visitar seu dentista regularmente. Você também deve considerar evitar certos alimentos que podem causar sensibilidade dentária, como frutas cítricas, café e chá.

Como evitar a sensibilidade dos dentes?
Fonte: Freepik

Existem algumas maneiras de evitar a sensibilidade dentária:

  • Escove os dentes três vezes ao dia com creme dental com flúor
  • Passe fio dental todos os dias;
  • Limpe a língua depois de comer;
  • Evite usar escovas de cerdas duras;
  • Evite usar enxaguantes bucais que contenham alto índice de álcool.

Vale lembrar que as dicas podem ser mais flexíveis, já que algumas pessoas usam fio dental ou uma escova de dentes com cerdas macias para escovar os dentes, enquanto outras podem experimentar enxaguantes bucais diferentes.

Dente com sensibilidade a chocolate também é muito comum

Dente com sensibilidade ao chocolate é uma condição muito comum. É causada pela sensibilidade da raiz do dente a certos alimentos, incluindo chocolate. Os sintomas mais comuns são dor de dente e dor ao mastigar. Os sintomas também podem incluir sangramento, inchaço e sensibilidade na área da gengiva.

Algumas das causas são hereditárias e incluem a presença da mutação do gene FH1, que torna algumas pessoas mais sensíveis aos alimentos do que outras. Outras causas podem ser devido a trauma ou infecção que levou à inflamação na área da raiz do dente.

Contribui para infecções no corpo
Fonte: Envato

Mesmo assim, a causa mais comum de dente com sensibilidade ao chocolate é um tipo de bactéria chamada Streptococcus mutans. É importante saber que nem todas as pessoas que têm essa condição terão descoloração, dor ou sensibilidade nos dentes.

Assim como qualquer tipo de sensibilidade, a maneira mais eficaz de prevenir o dente com sensibilidade ao chocolate é escovar e usar fio dental regularmente e visitar seu dentista a cada seis meses para uma limpeza profissional.

Cuide da sua saúde bucal com uma empresa especializada

Os planos odontológicos oferecidos por nós são uma ótima opção para seus funcionários. Nossos planos contam com inúmeros benefícios e uma ampla rede credenciada.

Com nossa empresa de planos odontológicos, você tem contato com profissionais competentes na área odontológica, que lhe oferecerão um atendimento personalizado em diversas áreas. Invista na sua saúde bucal e faça seu plano dentário conosco.

Nossa rede credenciada é composta por mais de 3.500 opções de atendimento, descentralizadas, oferecendo profissionais em vários bairros da capital e interior, oferecendo total cobertura para mais de 2.500 empresas em todo o estado de Sergipe, Alagoas, Bahia e Amazonas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Logo da Boom Card

Inscrição no Boom Card / Servdonto