Você sabe como escovar os dentes com aparelho ortodôntico? O uso do aparelho ortodôntico é muito comum no Brasil. O aparelho cumpre a função de alinhar e corrigir as arcadas dentárias, sendo fixado nelas para, aos poucos, moldá-las da maneira correta.

Apesar de muitas pessoas usarem, ainda há muitas dúvidas em relação ao aparelho ortodôntico. E a maioria delas têm a ver com a sua limpeza. Por isso, neste informe, vamos explicar como escovar os dentes com aparelho ortodôntico. Continue com a leitura para descobrir!

Como escovar os dentes com aparelho ortodôntico
Fonte: Envato

Entenda como escovar os dentes com aparelho ortodôntico com essas dicas simples

A higienização do aparelho ortodôntico é fundamental para que ele cumpra seu objetivo sem problemas. Do contrário, ele pode gerar problemas para a saúde da boca. Isso porque restos de comida têm a tendência a se acumular no aparelho, o que pede um processo de limpeza mais delicado do que a escovação comum.

Mas como se dá esse processo? A seguir, vamos explicar, passo a passo, como é a escovação de dentes com o aparelho ortodôntico. Confira!

Como escovar os dentes com aparelho
Fonte: Envato

Passo 1: Remova as partes móveis

Nem todas as partes do aparelho ortodôntico são fixas. Há elementos que podem ser removidos, como, por exemplo, os elásticos intraorais, que ligam a arcada dentária superior à arcada inferior. Essas partes devem ser retiradas antes da higienização começar, e recolocadas em seguida, logo após a higiene oral.

Passo 2: Use o fio dental

O fio dental é uma ferramenta fundamental para a limpeza dos dentes em qualquer caso. No entanto, para a limpeza com aparelho ortodôntico, ele é especialmente importante.

Isso porque é com o fio dental que você pode remover restos de comida que se acumulam nos espaços entre os dentes. Esses espaços são difíceis de alcançar apenas com a escova.

Com um aparelho, o uso do fio dental pode ser um pouco complicado. A melhor solução é usar um passa-fio para poder limpar os dentes com o fio dental com eficiência.

Use fio dental
Fonte: Envato

Passo 3: Use uma escova ortodôntica

O próximo passo é usar uma escova ortodôntica para a limpeza. Ela deve ser segurada em um ângulo de 45 graus.

Comece pela face externa dos dentes. Junte-os e dê início à higienização pela arcada inferior. Faça movimentos de pequenos círculos para limpar cada parte do aparelho.

Depois, é hora de passar para a face interna. Neste momento, basta passar a escova para frente e para trás. É importante lembrar de fazer esses movimentos com delicadeza, para não arriscar machucar a língua ou a gengiva.

Finalmente, é essencial limpar as coroas dos dentes. Para fazer isso, faça movimentos perpendiculares.

Use a escova ortodôntica
Fonte: Envato

Passo 4: Use uma escova interdental

A escova ortodôntica é fundamental para a limpeza dos dentes. Mas, no caso de um aparelho ortodôntico, também é preciso uma escova que foque exclusivamente na higienização dos braquetes.

Para isso, o ideal é a escova interdental. Ela é mais fina do que uma escova comum e pode ser inserida nos pequenos buracos que os braquetes contém, garantindo a sua limpeza.

Passo 5: Use um enxaguante bucal

Após a escovação, uma etapa que ajuda você a livrar a boca de bactérias é o uso do enxaguante bucal. O enxaguante deve providenciar proteção contra a gengivite.

Esse passo é bem simples: Basta colocar a medida indicada no rótulo na tampa, em seguida colocar o líquido na boca e fazer um bochecho. Depois, cuspa para não engolir o líquido.

Use um enxaguante bucal
Fonte: Envato

Cuide melhor dos seus dentes com a ajuda de um plano odontológico

Agora que você já sabe como escovar os dentes com aparelho ortodôntico, é hora de conhecer outras formas de cuidar melhor da sua saúde dentária. E uma maneira ótima de fazer isso é com a ajuda de uma empresa de plano odontológico.

Com esse tipo de serviço, você pode estabelecer uma rotina de visitas regulares ao dentista e cuidar melhor dos seus dentes. A Servdonto oferece diversas opções. Visite o site para obter mais informações!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Logo da Boom Card

Inscrição no Boom Card / Servdonto