Benefícios do fio dental para a saúde bucal

Quais são os benefícios do fio dental para a saúde bucal? A higienização bucal pode parecer um assunto muito simples e amplamente conhecido, já que é uma atividade diária de qualquer ser humano. No entanto, engana-se quem acha que este é um assunto dominado por todos. Ainda nos dias de hoje, poucas pessoas têm noção da importância de uma boa saúde bucal.

É comum vermos pessoas que acreditam ser suficiente apenas uma escovação por dia e, pior do que isso, sem o uso do fio dental. Esta ferramenta é extremamente importante para  a saúde bucal, mas mesmo assim muitas pessoas insistem em não usá-lo por não ver utilidade ou por desconhecer seu papel.

Uma pesquisa do Datafolha realizada por encomenda do Conselho Federal de Odontologia (CFO), destacou que cerca de 57% dos brasileiros fazem uso do fio dental no seu cotidiano de higienização bucal. Destes, apenas 30% recorrem a ele mais de uma vez ao dia.

Benefícios do fio dental para a saúde bucal
Fonte: Envato

Esse estudo mostrou números preocupantes. Cerca de 43% da população não faz uso do fio dental, o que dá uma margem de 90 milhões de pessoas no país. Isso reforça a ideia de que o fio dental ainda é um assunto que precisa ser difundido na educação de saúde individual.

Por isso, veja, neste artigo, os 3 benefícios do fio dental para a saúde bucal e como utilizá-lo de maneira correta para uma boa higienização da boca e dos dentes em geral. Fique de olho nessas dicas.

Benefícios do fio dental para a saúde bucal

Tira restos de alimentos presos nos dentes

Uma das principais ações do fio dental é evitar que restos  de comida fiquem presos nos dentes. Esses restos podem ser fruto de uma má escovação, mas nem sempre a escovação consegue tirar todos os pedaços de comida dos cantos da boca.

Na verdade, por mais que sua escovação seja muito boa e eficiente, é normal que restos de comida possam ficar presos nos cantos da boca e nos dentes, pois nem sempre a escova consegue chegar em cantos muito pequenos, de difícil chegada.

Por isso, é necessário o uso do fio dental como forma de complementar a higienização e deixar a boca o máximo limpa possível. Isso ajuda a evitar doenças, que estão nos nossos próximos tópicos.

Importância do fio dental
Fonte: Envato

Evita o aparecimento de cáries

Justamente por sua ação que retira restos de alimentos dos dentes, o fio dental também acaba, por consequência, prevenindo o aparecimento de cáries. Isso porque as cáries nada mais são do que bactérias que se fixam nos dentes e se alimentam justamente desses restos de comida.

Ao se alimentarem, essas bactérias acabam eliminando uma espécie de ácido que corrói o esmalte dos dentes, fazendo aqueles conhecidos buracos nos dentes, a principal característica das cáries.

Fio dental e a importância para a saúde
Fonte: Envato

Tártaro? Aqui não!

Evitar o aparecimento do tártaro também é uma das consequências indiretas da ação do fio dental na higienização bucal. Isso porque ele é responsável por tirar justamente o que serve de combustível para a proliferação de bactérias, que são os restos de comida.

Ao retirar esses restos, as chances de bactérias se proliferarem na boca são menores. Com isso, essas bactérias acabam não conseguindo se agrupar e formar as conhecidas placas que, quando endurecem, se tornam os chamados tártaros.

Servdonto - Sorriso, saúde e proteção

Cuide da sua saúde bucal com uma empresa especializada

Os planos odontológicos da Servdonto são uma ótima opção para a sua empresa. Nossos planos contam com inúmeros benefícios e uma ampla rede credenciada, além de preços extremamente acessíveis.

Com a Servdonto, empresa de planos odontológicos, você tem contato com profissionais competentes na área odontológica, que lhe oferecerão um atendimento personalizado em diversas áreas de atuação. Invista na sua saúde bucal e faça seu plano dentário conosco.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Logo da Boom Card

Inscrição no Boom Card / Servdonto