O que é periodontite e como prevenir esta doença?

Você sabe o que é periodontite? A periodontite é uma doença crônica que afeta os tecidos que envolvem e sustentam os dentes.

A condição é caracterizada por inflamação das gengivas e perda do osso que suporta os dentes. Ela pode ser causada por bactérias na placa bacteriana, que se forma nos dentes. Se não for tratada, pode levar à perda de dentes, dor, dificuldade para mastigar ou engolir alimentos e mau hálito.

Uma das maneiras mais eficazes de tratar a periodontite é manter uma boa higiene bucal, escovando três vezes ao dia com creme dental com flúor, usando fio dental uma vez ao dia e fazendo limpezas regulares com seu dentista.

O que é periodontite e como prevenir esta doença?
Fonte: Envato

Por outro lado, os tratamentos mais comuns incluem cirurgia, antibióticos, raspagem e alisamento radicular e terapia a laser.

A raspagem remove a placa bacteriana das superfícies dos dentes antes de limpar abaixo da linha da gengiva com um instrumento chamado raspador ou ponta ultrassônica. O alisamento radicular remove a placa de áreas abaixo da linha da gengiva usando instrumentos manuais chamados curetas periodontais.

No artigo de hoje, veja mais sobre o que é periodontite e quais são as principais formas de tratar esta doença. Saiba mais conferindo nosso artigo abaixo e se previna de mais um problema de saúde bucal.

O que é periodontite e como prevenir esta doença?

Como mencionamos acima, a periodontite é uma infecção nos tecidos que envolvem e sustentam os dentes. Quando esta infecção não é tratada, pode levar a sérios problemas de saúde, como doenças cardíacas, diabetes e derrame.

Os sintomas mais comuns da periodontite são gengivas vermelhas ou inchadas, mau hálito, dentes soltos ou dor ao mastigar ou escovar os dentes.

A periodontite e suas causas
Fonte: Envato

Pode levar à perda de dentes, que por sua vez pode levar a outros problemas dentários, bem como outros problemas médicos. Embora não seja fatal, pode ser uma complicação séria para aqueles que sofrem de diabetes ou doenças cardiovasculares.

Há muitas maneiras de prevenir esta doença. Uma maneira é escovar os dentes e passar fio dental duas vezes ao dia por dois minutos a cada vez. Você também deve visitar seu dentista para exames e limpezas regulares, o que ajudará a manter seus dentes saudáveis e fortes.

Quais são os fatores de risco para desenvolver periodontite?

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de periodontite são tabagismo, hipertensão arterial, diabetes e falta de exercício. Estes podem ser atribuídos ao fato de que é uma doença inflamatória causada por bactérias nocivas e acúmulo de placa nos dentes.

Fumar pode levar a inflamação crônica no corpo, que está ligada a um risco aumentado de doença periodontal. A pressão alta e o diabetes também aumentam suas chances de desenvolver essa condição devido às suas propriedades inflamatórias, bem como seus efeitos na cicatrização dos tecidos.

Por isso, abaixo vamos colocar em tópicos fatores de risco para o desenvolvimento de periodontite:

  • Má higiene oral e cuidados dentários;
  • Nutrição pobre;
  • Fumar;
  • Certas condições médicas, como diabetes, HIV/AIDS;
  • História familiar de periodontite.

Servdonto - Empresa de plano odontológico

Venha para a Servdonto e invista na sua saúde bucal

É recomendável que você vá ao dentista se tiver alguma dúvida ou preocupação. Há muitos benefícios em fazer um check-up e é sempre melhor saber quais são suas opções antes de iniciar um procedimento sem saber do que você está falando.

Com a Servdonto, empresa de planos odontológicos, você tem contato com profissionais competentes na área odontológica, que lhe oferecerão um atendimento personalizado em diversas áreas de atuação. Invista na sua saúde bucal e faça seu plano dentário conosco.

Nossa rede credenciada é composta por mais de 3.500 opções de atendimento, descentralizadas, oferecendo profissionais em vários bairros da capital e interior, oferecendo total cobertura para mais de 2.500 empresas em todo o estado de Sergipe, Alagoas, Bahia e Amazonas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Logo da Boom Card

Inscrição no Boom Card / Servdonto