Os dentes do siso são o terceiro e último conjunto de molares que a maioria das pessoas obtêm no final da adolescência ou no início dos vinte anos. Muitos têm seus sisos removidos porque eles se amontoam nos outros dentes ou ficam impactados, o que significa que eles crescem em um ângulo e podem danificar a arcada dentária.

Mas você sabe o que fazer quando o siso nasce deitado e quando extraí-los se faz necessário? É o que abordaremos neste artigo. Acompanhe o conteúdo e saiba mais!

Dente siso deitado o que fazer e quando extrair
Fonte: Freepik

Leia:

O que são os dentes siso?

Como vimos anteriormente, refere-se ao nome popular dado aos terceiros molares, ou seja, aos quatro últimos dentes a nascer na arcada com a função de melhorar a mastigação.

Essa dentição, no entanto, nem sempre se desenvolve corretamente,o que pode ocasionar problemas orofaciais distintos, como dores, apinhamento e infecções.

Por que o dente não se desenvolve corretamente?

Alguns pacientes podem sofrer com o dente siso deitado. Isso ocorre quando a dentição está inclusa ou semi-inclusa, o que faz com que ela não se desenvolva da maneira correta, situando-se abaixo da gengiva.

Isso ocorre, na maioria dos casos, devido a falta de espaço para o posicionamento dentário na arcada.

Quais são os riscos de não tratar os dentes siso deitados?

Quando uma arcada não está harmônica, afeta funções como mastigação, respiração, comunicação, entre outras. Além, é claro, de prejudicar a estética bucal.

Quando deitado, o dente siso permanece sob a linha da gengiva, o que pode influenciar o desenvolvimento de outros dentes, além de aumentar o risco de infecções bucais.

A seguir, listamos os principais problemas acarretados por essa anomalia. Confira!

Cáries

O dente siso deitado aumenta o risco do aparecimento de cáries, já que a doença deve-se à multiplicação de bactérias na boca.

A anomalia, faz com que a escovação não seja eficiente no dente deitado, dessa forma, os micro-organismos, que se alimentam de restos de comida na estrutura dentária produzem um ácido que destrói a dentição e, como vimos em artigos anteriores, pode inclusive afetar o funcionamento do coração.

Dente siso deitado o que fazer
Fonte: Freepik

Pericoronarite

Essa condição ocorre devido ao aparecimento dos terceiros molares mal posicionados, o que acarreta na lesão aguda do periodonto, tecido que sustenta os elementos dentários.

Assim, a disfunção acarreta no desgaste do capuz pericoronário, podendo ser diagnosticada em qualquer dentição e em pacientes de todas as idades.

Apinhamento dentário

O mau posicionamento dentário ocorre, principalmente, devido à falta de espaço na arcada, o que ocasiona o desalinhamento da dentição.

Quando extrair o dente siso?

A necessidade de extração deve ser avaliada por um cirurgião-dentista, único profissional qualificado para examinar a condição.

Entretanto, os sisos costumam ser retirados quando é constatado que não há espaço suficiente na boca do paciente para acomodá-los.

A cirurgia, nessa situação, é indicada para prevenir alterações na mordida e o desalinhamento de outros dentes.

Por essa razão, não deixe de visitar um consultório odontológico para acompanhar o crescimento e o desenvolvimento dos dentes na arcada.

Em casos de desconforto na região, procure imediatamente um cirurgião-dentista para avaliar e, caso necessário, realizar o tratamento adequado para a sua situação.

Dente siso deitado
Fonte: Freepik

Cuide da sua saúde bucal com uma empresa especializada

Os planos odontológicos da Servdonto são uma ótima opção para a sua empresa. Nossos planos contam com inúmeros benefícios e uma ampla rede credenciada, além de preços extremamente acessíveis.

Com a Servdonto, empresa de planos odontológicos, você tem contato com profissionais competentes no ramo odontológico, que lhe oferecerão um atendimento personalizado em diversas áreas de atuação.

Invista na sua saúde bucal e faça seu plano dentário conosco. Também contamos com planos odontológicos para servidores públicos.