Cuidados após o clareamento dental

Você sabe quais são os cuidados após o clareamento dental? O clareamento dental é um procedimento odontológico muito positivo para os dentes. Ao ajudar na estética do sorriso do paciente, ele contribui para a construção da autoestima e da confiança.

No entanto, mesmo sendo um procedimento efetivo, ele requer alguns cuidados para manter os resultados ideais. Por isso, neste informe, vamos explicar quais são os cuidados após o clareamento dental que um paciente deve tomar. Continue com a leitura para descobrir!

Dicas de cuidados para clareamento dental
Fonte: Envato

Cuidados após o clareamento dental: saiba os cuidados necessários após o procedimento

Em primeiro lugar, é preciso pontuar que os efeitos imediatos de um clareamento dental não são eternos. Ou seja, embora os dentes fiquem mais brancos, o resultado extremamente claro e brilhante pós-clareamento não é intocável. Na verdade, é natural que os dentes escureçam um pouco com o passar do tempo.

Isso não significa que o tratamento não possa ser refeito. E, adicionalmente, é possível aumentar o tempo de duração dos efeitos com alguns cuidados específicos. A seguir, então, vamos apresentar os principais deles. Confira!

Dicas de Odontologia para Clareamento Dental
Fonte: Envato

Evite pastas de dente e enxaguantes bucais com corantes fortes

Os dentes ficam muito sujeitos à manchas no período imediatamente após a realização do clareamento dental. Por isso, o ideal é evitar expô-los a substâncias com corantes fortes.

Isso inclui as ferramentas para a higienização bucal. Algumas pastas de dente e enxaguantes bucais têm cores intensas que podem manchar os dentes.

Assim, para evitar esse efeito indesejável, peça ao seu dentista recomendações de cremes dentais e enxaguantes para usar após o clareamento.

Manter os dentes brancos após o clareamento dental
Fonte: Envato

Pare de fumar

Fumar é um péssimo hábito para a saúde por uma variedade de razões. Mas, em termos estéticos, é uma atitude que tende a manchar os dentes.

Isso ocorre por conta da nicotina, que deixa uma pigmentação forte nos dentes e na mucosa. Desse modo, mesmo com o clareamento, o consumo dos cigarros vai deixar os dentes mais escuros e amarelados. Sendo assim, o ideal é abdicar do fumo de vez.

Pare de Fumar
Fonte: Envato

Evite bebidas que possam manchar os dentes

Além de cremes dentais e enxaguantes bucais, há muitas outras substâncias que podem gerar manchas nos dentes e estragar o efeito do clareamento. Bebidas altamente pigmentadas, como café, vinho ou sucos, são alguns dos exemplos mais comuns.

Mas é importante ressaltar que o consumo dessas bebidas não precisa parar por inteiro. Ao invés disso, é preferível apenas reduzi-lo o máximo que for possível. Se você quiser muito beber algo como, por exemplo, um suco de uva, o melhor é fazer isso com a ajuda de um canudo, para evitar o contato com a arcada dentária.

Evite bebidas que mancham os dentes
Fonte: Envato

Mantenha a rotina de higienização bucal

A limpeza dos dentes deve continuar sendo realizada após todas as refeições. Isso inclui tanto o uso da escova de dentes como o do fio dental.

Esse ponto é essencial porque o clareamento dentário não diminui o risco de cáries e outros problemas de saúde bucal. Essa prevenção só pode ser feita com os cuidados diários, que não devem diminuir apenas porque os dentes estão mais brancos após o procedimento.

Afinal, não é porque a aparência dos dentes está mais brilhante que você pode esquecer de cuidar da estrutura dos mesmos.

Cuidados após o clareamento dental
Fonte: Envato

Vá ao dentista regularmente

Ir ao dentista regularmente é fundamental para saber mais sobre os cuidados após o clareamento dental. Essas visitas frequentes também ajudam você a perceber se há necessidade de uma renovação no procedimento ou de algum outro tratamento odontológico.

Para ter uma rotina de visitas regulares ao consultório dentário, a melhor opção é poder contar com o auxílio de um plano odontológico. É possível obter a ajuda de uma empresa de planos odontológicos, como, por exemplo, a Servdonto.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Logo da Boom Card

Inscrição no Boom Card / Servdonto