Você tem ideia de como saber a hora de tirar o siso? Os dentes do siso são o terceiro conjunto de molares na boca humana. Geralmente são removidos porque podem causar problemas com os outros dentes, como apinhamento e impacção, além de causar muitas dores ao paciente.
Os dentes do siso podem não ter espaço suficiente para crescer, ou podem empurrar outros dentes e causar problemas como dor, inchaço ou cárie. Assim, se os dentes do siso não tiverem espaço suficiente para crescer, eles podem ficar impactados e precisam ser removidos.
Isso é feito por um cirurgião oral que irá removê-los através de cirurgia tradicional ou através de um procedimento menos invasivo chamado extração sob anestesia local.
No artigo de hoje, veja mais sobre como saber a hora de tirar o siso e quais são os principais fatores de risco para estes dentes e para a saúde bucal. Quer saber mais? Veja o conteúdo logo abaixo.
Como saber a hora de tirar o siso?
O primeiro sinal de que você deve remover os dentes do siso é quando eles começam a causar desconforto, como dor e inchaço. O segundo sinal é quando há um acúmulo de comida e placa nos dentes do siso, o que pode levar à cárie dentária e doença gengival.
O sinal final de que você deve remover os dentes do siso é quando ele começa a causar problemas ao morder, mastigar e engolir alimentos.
Sendo assim, é importante ficar atento aos sintomas mais comuns como dor de dente, que pode ser resultado de superlotação, dentes do siso impactados ou infecção. Outros sintomas incluem inchaço, vermelhidão e febre. Se você estiver enfrentando algum desses sintomas, é melhor consultar seu dentista e remover os dentes do siso o mais rápido possível para evitar mais complicações.
Além disso, se você está sentindo dor ao mastigar alimentos duros, é provável que os dentes do siso estejam superlotando os outros dentes. Isso pode levar a problemas com o alinhamento da mandíbula e da boca.
Fatores de risco para dentes do siso
Muitas pessoas precisam remover os dentes do siso porque estão impactados e podem levar a problemas de mastigação e cáries. Existem muitos fatores de risco que podem levar a que os dentes do siso sejam impactados ou precisem ser removidos.
O mais comum é a genética. Por exemplo, se seus pais tiveram seus dentes do siso removidos, é mais provável que você precise fazer o mesmo também. Outros fatores de risco incluem: uma lesão como uma lesão esportiva ou um acidente, apinhamento de outros dentes, sobremordida profunda, respiração bucal, entre outros.
Assim, para ajudar a especificar os fatores, vamos mostrar abaixo em tópicos os principais:
- Genética;
- Infecção;
- Problemas dentários;
- Idade.
Como a remoção dos dentes do siso afeta sua dieta e higiene bucal
Algumas pessoas podem pensar que a remoção dos dentes do siso não afeta a dieta e a higiene bucal de uma pessoa. Mas, na realidade, ele faz. A mudança mais significativa é a perda da capacidade de mastigação que pode levar à dificuldade em comer adequadamente e escovar os dentes no início.
A primeira coisa a saber é que haverá uma mudança em sua dieta pós-cirurgia. Você terá dificuldade em mastigar alimentos duros, como bife e lanches crocantes, como batatas fritas, que você pode ter apreciado anteriormente.
Isso pode levar a comer menos alimentos ou mudar sua dieta para alimentos mais macios, como sopa, purê de batatas e ovos – todos os quais são mais fáceis de mastigar.
Conheça os planos odontológicos da Servdonto
Os planos odontológicos da Servdonto são a escolha perfeita para você e para a sua empresa. Temos muitos benefícios, incluindo cobertura acima da média e preços muito baixos.
Com a Servdonto, empresa de planos odontológicos, você tem contato com profissionais competentes na área odontológica, que lhe oferecerão um atendimento personalizado em diversas áreas de atuação. Invista na sua saúde bucal e faça seu plano dentário conosco.