Fatos que mostram como o desconhecimento prejudica a saúde bucal

O alto índice de pessoas diagnosticadas por problemas bucais na sociedade de hoje pode chocar muitos profissionais de saúde, principalmente porque a medicina e técnicas de higienização avançaram, mas isso não alterou o número de pessoas com problemas na boca.

Isso é fruto de muita desinformação, tal essa que leva as pessoas a não dar a devida importância para a sua saúde e higienização bucal. Assim, acaba crescendo ainda mais os dados de pessoas diagnosticadas com problemas de saúde.

Além do número excessivo de diagnósticos de problemas bucais, a desinformação também causa diversos outros fenômenos nesta área da saúde, e é sobre este tema que falaremos hoje. Entenda, então, os 3 fatos que mostram como o desconhecimento prejudica a saúde bucal.

Fatos que mostram como o desconhecimento prejudica a saúde bucal
Fonte: Envato

3 fatos que mostram como o desconhecimento prejudica a saúde bucal

Pessoas acometidas por doenças só aumenta

O primeiro ponto importante a se considerar é com relação ao número de pessoas diagnosticadas com problemas bucais, como já citado no início do conteúdo. A Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, indica que até 90% das crianças sofrem de cáries. Entre os idosos, esse número é de 30%, não levando em consideração aqueles que já não têm mais seus dentes naturais, fazendo uso de próteses ou implantes.

Quando o assunto é câncer bucal, por exemplo, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que surgiram cerca de 15.190 novos casos da doença, sendo 11.180 em homens e 4.010 em mulheres em 2020. Isso tudo é resultado da falta de conhecimento que leva a pessoa a dar relevância para a saúde bucal.

O pior de tudo é pensar que estes são problemas causados, quase que unicamente, pela falta de higienização, o que reforça a ideia de que a importância da higiene bucal precisa ser mais difundida.

O que são enxertos ósseos?
Fonte: Envato

Baixo número de pessoas que mantém idas rotineiras ao dentista

Quantas pessoas que você conhece, de fato, mantêm uma rotina de consultas ao dentista bem elaborada? Poucas, né?! Isso é bastante comum. Por não entender bem a importância dos dentistas para a manutenção da saúde bucal, muitas pessoas acabam buscando um profissional apenas depois de apresentar sintomas ou problemas bucais.

Na verdade, o recomendado é que todos mantenham uma rotina de consultas ao dentista justamente para evitar que esses problemas apareçam a partir da manutenção rotineira da saúde bucal.

Além disso, os dentistas também ajudam a diagnosticar problemas ainda em fase inicial. Isso ajuda para que o tratamento seja mais assertivo e auxilia a fazer com que o problema não cause consequências negativas na saúde geral do paciente.

É claro que muitas pessoas não conseguem manter essa rotina de consultas porque não têm condições de pagar por elas. É nesse ponto que entra a Servdonto. Nós contamos com planos odontológicos individuais e em família com preços super acessíveis, proporcionando a oportunidade para que você e sua família consigam manter essa rotina e a boca saudável.

Baixo número de pessoas que mantém idas rotineiras ao dentista
Fonte: Envato

Quase 100% das crianças sofrem ou já sofreram de cáries ou tártaro

As cáries e tártaros são problemas bucais muito conhecidos, mas ainda sim muito diagnosticados, principalmente em crianças que comem muitos doces e frituras, por exemplo. Isso significa que os responsáveis podem conhecer os problemas, mas não a ponto de identificar a causa, tratamento e o que ele pode ocasionar de mau na saúde da criança.

Difundir este conhecimento pode ajudar a evitar que essas crianças sejam cometidas por esses problemas. Ou seja, é importante que os pais entendam a importância de uma rotina de escovações diárias de 3 vezes ao dia, idas ao dentista com frequência e o uso do fio-dental e sua relevância para a saúde bucal. Muitas vezes, apenas difundir esta informação já basta para evitar o crescimento dos números de diagnósticos.

Importância do fio dental
Fonte: Envato

Mantenha a saúde bucal da sua família e funcionários em dia com a Servdonto

Os planos odontológicos da Servdonto, empresa de planos odontológicos, são uma ótima opção para a sua empresa. Nossos planos contam com inúmeros benefícios e uma ampla rede credenciada, além de preços extremamente acessíveis.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp