O alto índice de pessoas diagnosticadas por problemas bucais na sociedade de hoje pode chocar muitos profissionais de saúde, principalmente porque a medicina e técnicas de higienização avançaram, mas isso não alterou o número de pessoas com problemas na boca.
Isso é fruto de muita desinformação, tal essa que leva as pessoas a não dar a devida importância para a sua saúde e higienização bucal. Assim, acaba crescendo ainda mais os dados de pessoas diagnosticadas com problemas de saúde.
Além do número excessivo de diagnósticos de problemas bucais, a desinformação também causa diversos outros fenômenos nesta área da saúde, e é sobre este tema que falaremos hoje. Entenda, então, os 3 fatos que mostram como o desconhecimento prejudica a saúde bucal.
3 fatos que mostram como o desconhecimento prejudica a saúde bucal
Pessoas acometidas por doenças só aumenta
O primeiro ponto importante a se considerar é com relação ao número de pessoas diagnosticadas com problemas bucais, como já citado no início do conteúdo. A Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, indica que até 90% das crianças sofrem de cáries. Entre os idosos, esse número é de 30%, não levando em consideração aqueles que já não têm mais seus dentes naturais, fazendo uso de próteses ou implantes.
Quando o assunto é câncer bucal, por exemplo, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que surgiram cerca de 15.190 novos casos da doença, sendo 11.180 em homens e 4.010 em mulheres em 2020. Isso tudo é resultado da falta de conhecimento que leva a pessoa a dar relevância para a saúde bucal.
O pior de tudo é pensar que estes são problemas causados, quase que unicamente, pela falta de higienização, o que reforça a ideia de que a importância da higiene bucal precisa ser mais difundida.
Baixo número de pessoas que mantém idas rotineiras ao dentista
Quantas pessoas que você conhece, de fato, mantêm uma rotina de consultas ao dentista bem elaborada? Poucas, né?! Isso é bastante comum. Por não entender bem a importância dos dentistas para a manutenção da saúde bucal, muitas pessoas acabam buscando um profissional apenas depois de apresentar sintomas ou problemas bucais.
Na verdade, o recomendado é que todos mantenham uma rotina de consultas ao dentista justamente para evitar que esses problemas apareçam a partir da manutenção rotineira da saúde bucal.
Além disso, os dentistas também ajudam a diagnosticar problemas ainda em fase inicial. Isso ajuda para que o tratamento seja mais assertivo e auxilia a fazer com que o problema não cause consequências negativas na saúde geral do paciente.
É claro que muitas pessoas não conseguem manter essa rotina de consultas porque não têm condições de pagar por elas. É nesse ponto que entra a Servdonto. Nós contamos com planos odontológicos individuais e em família com preços super acessíveis, proporcionando a oportunidade para que você e sua família consigam manter essa rotina e a boca saudável.
Quase 100% das crianças sofrem ou já sofreram de cáries ou tártaro
As cáries e tártaros são problemas bucais muito conhecidos, mas ainda sim muito diagnosticados, principalmente em crianças que comem muitos doces e frituras, por exemplo. Isso significa que os responsáveis podem conhecer os problemas, mas não a ponto de identificar a causa, tratamento e o que ele pode ocasionar de mau na saúde da criança.
Difundir este conhecimento pode ajudar a evitar que essas crianças sejam cometidas por esses problemas. Ou seja, é importante que os pais entendam a importância de uma rotina de escovações diárias de 3 vezes ao dia, idas ao dentista com frequência e o uso do fio-dental e sua relevância para a saúde bucal. Muitas vezes, apenas difundir esta informação já basta para evitar o crescimento dos números de diagnósticos.
Mantenha a saúde bucal da sua família e funcionários em dia com a Servdonto
Os planos odontológicos da Servdonto, empresa de planos odontológicos, são uma ótima opção para a sua empresa. Nossos planos contam com inúmeros benefícios e uma ampla rede credenciada, além de preços extremamente acessíveis.