5 alimentos positivos para a saúde bucal

Você sabe quais são os alimentos positivos para a saúde bucal? Quando o assunto é saúde bucal, há um grande foco no processo de higienização da boca, dos dentes e da língua. E com razão: a limpeza diária da boca é fundamental para manter o local saudável e prevenir o surgimento de problemas e doenças.

Mas isso significa que, muitas vezes, os alimentos são colocados como vilões para a saúde da boca. E a verdade é que existem muitos alimentos positivos para a saúde bucal. Por isso, neste artigo, vamos apresentar os principais deles. Continue com a leitura para saber mais!

5 alimentos positivos para a saúde bucal
Fonte: Envato

Conheça 5 alimentos positivos para a saúde bucal

Um ponto importante para se lembrar quando se fala de saúde bucal é que a manutenção da saúde requer múltiplas atitudes diferentes. Assim, uma rotina de higienização da boca adequada não substitui a necessidade de uma alimentação saudável e vice-versa. O ideal, portanto, é contar com os dois para cuidar bem da sua boca e dos seus dentes.

Mas quais são os alimentos que podem ser benéficos para a saúde bucal? A seguir, vamos citar alguns deles para você incorporá-los com mais frequência na sua dieta. Confira!

Alimentos bons para a sua boca
Fonte: Envato

Gengibre

A gengibre é um antioxidante, ou seja, uma substância capaz de inibir a oxidação. Isso contribui para proteger as células do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres.

Ela também é uma grande aliada na luta contra o mau hálito. Finalmente, trata-se de um alimento com propriedades anti-inflamatórias que ajudam a diminuir o risco de desenvolvimento de gengivite e outras inflamações da boca.

Tomate

Além de ser delicioso, o tomate é uma fruta rica em vitamina C. A vitamina C é crucial para a ação do colágeno, substância protetora do tecido das gengivas. Dessa forma, ela protege as gengivas contra lesões e sangramentos e facilita o processo de cicatrização da região.

Mas não é só isso: O tomate também ajuda a reduzir a presença de bactérias. Isso contribui para a proteção da boca como um todo.

Insira o tomate na sua dieta
Fonte: Envato

Leite

O leite é um alimento rico em cálcio, substância que fortalece a estrutura óssea que suporta a arcada dentária e age na remineralização do esmalte dos dentes. O cálcio é especialmente importante para crianças cujos dentes ainda estão em formação.

Outro atributo positivo do leite é que ele tem a capacidade de elevar o pH bucal. Isso faz com que os dentes fiquem mais protegidos contra substâncias ácidas, como, por exemplo, o açúcar.

Água

A água é fundamental para a saúde do corpo como um todo. Mas ela também é especialmente importante para a saúde bucal, estimulando a produção de saliva e ajudando no equilíbrio do pH. Isso ajuda a combater a presença de bactérias e a evitar o mau hálito.

Beba água
Fonte: Envato

Maçã

A maçã é um alimento que contribui para a higienização dos dentes, ou seja, um alimento detergente. A mastigação desse tipo de alimento ajuda na limpeza dentária, contribuindo para a eliminação dos vestígios de outros alimentos. Além disso, ela também ajuda no fluxo de produção de saliva, o que também auxilia na remoção de bactérias.

Cuide melhor da sua saúde bucal com a ajuda de um plano odontológico

Para ter uma alimentação saudável, o ideal é perguntar a um dentista sobre alimentos positivos para a saúde bucal. Afinal, o auxílio de um especialista é crucial para que você possa ter uma dieta benéfica para a sua boca e os seus dentes.

Obter esse auxílio se torna muito mais fácil se você pode contar com um plano odontológico. Esse tipo de serviço deve ser obtido com uma empresa de planos de saúde confiável, como, por exemplo, a Servdonto. Visite o site da Servdonto para obter mais informações!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Logo da Boom Card

Inscrição no Boom Card / Servdonto