Quais são os principais hábitos que prejudicam a saúde bucal? A saúde bucal é essencial para nossa saúde geral. Além disso, melhora a maneira como falamos e ouvimos e nos ajuda a evitar condições como cáries dentárias e doenças gengivais.

Mas a saúde bucal também pode ser prejudicada por maus hábitos, como fumar, mascar tabaco e beber álcool. Você pode nem mesmo reconhecer esses hábitos porque muitos deles não são óbvios em seus estágios iniciais. Além disso, podemos destacar outros hábitos ruins, como:

  • Fumar;
  • Beber muita cafeína;
  • Evitar escovar os dentes todos os dias;
  • Usar muito enxaguante bucal ou produtos à base de álcool;
  • Passar muito tempo na frente da tela do computador.

Neste artigo, a gente te explica mais sobre os principais hábitos que prejudicam a saúde bucal e como evitar que estes hábitos se tornem um problema para a sua saúde geral.

4 motivos para cuidar da saúde bucal
Fonte: Envato

3 hábitos que prejudicam a saúde bucal

Muitas pessoas desconhecem os hábitos nocivos como fumar, beber em excesso e uma higiene oral deficiente podem causar danos à sua saúde oral. Esses hábitos prejudiciais podem ter um grande impacto na sua saúde em geral.

Fumar

O tabagismo é um dos hábitos prejudiciais à saúde bucal. Pode causar cáries, doenças gengivais e doenças periodontais. Fumar também pode causar outros problemas de saúde bucal, como câncer de boca e de garganta. Isso acontece porque a nicotina nos cigarros diminui o fluxo sanguíneo para as gengivas e faz com que as bactérias se acumulem nas gengivas e nos dentes.

Como há menos fluxo sanguíneo, as células saudáveis da área não conseguem obter nutrientes dos alimentos que vão diretamente para a corrente sanguínea, então começam a morrer, resultando no que parece ser uma película branca ou vermelha no topo dos dentes.

Fumar causa problemas de saúde bucal
Fonte: Envato

Não escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia

Se você deseja manter seus dentes e gengivas saudáveis, você deve escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia. Porém, os hábitos que prejudicam a saúde bucal são muitos e variados para serem mencionados aqui.

Alguns dos maus hábitos que afetam a saúde bucal são não passar fio dental e cuspir, não escovar a língua corretamente, mascar chicletes ou mascar tabaco.

Não escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia
Fonte: Envato

Beber café ou álcool em excesso

A saúde bucal é extremamente importante e esses hábitos podem ser prejudiciais à saúde bucal. O hábito mais comum que prejudica a saúde bucal é beber café ou álcool. Esses dois são os principais culpados, mas outros hábitos como fumar e mascar chicletes também podem prejudicar os dentes, como já mencionamos.

Embora algumas pessoas possam querer evitar esses hábitos por causa das consequências associadas, outras podem não sentir nenhuma dor ou desconforto por causa desse hábito, porque não percebem como ele é prejudicial a longo prazo.

Cafeína em excesso é prejudicial para os dentes
Fonte: Envato

As melhores maneiras de melhorar sua saúde bucal

A saúde bucal é algo que está em constante necessidade de aprimoramento. Existem muitas maneiras de melhorar sua saúde bucal. Alguns exemplos incluem: escovar os dentes regularmente, usar fio dental, ir ao dentista duas vezes por ano e usar enxaguatório bucal.

Muitas pessoas usam produtos de higiene bucal para melhorar sua saúde bucal, mas a melhor maneira de melhorar sua saúde bucal é mantendo uma dieta e um estilo de vida saudáveis.

Para ter certeza de que você está mantendo uma dieta saudável, é importante saber o que você deve comer. Este artigo abordará os cinco tipos de grupos de alimentos que você deve comer mais a cada dia.

Servdonto - Sorriso, saúde e proteção

Os planos odontológicos da Servdonto são uma ótima opção para a sua empresa. Nossos planos contam com inúmeros benefícios e uma ampla rede credenciada, além de preços extremamente acessíveis.

Com a Servdonto, empresa de planos odontológicos, você tem contato com profissionais competentes na área odontológica, que lhe oferecerão um atendimento personalizado em diversas áreas de atuação. Invista na sua saúde bucal e faça seu plano dentário conosco.

Além disso, contamos com um sistema baseado em pontos fundamentais, entre eles, a qualidade de uma rede credenciada constituída por profissionais altamente selecionados e capazes de oferecer as mais modernas técnicas em saúde odontológica e serviços de alta qualidade.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp