3 dicas para cuidar dos dentes na terceira idade

Ter em mente as principais dicas para cuidar dos dentes na terceira idade é essencial, principalmente se você quer manter seus dentes firmes e fortes até os momentos finais da sua vida.  É muito comum vermos idosos usando dentaduras ou próteses e, ao mesmo tempo, entender que nossos dentes têm uma espécie de data de validade, e nem sempre chegam conosco na terceira idade. 

Na verdade, isso é tudo questão de saúde e higienização bucal. Nossos dentes têm condições de ficarem conosco durante toda a vida. Basta que sejam cuidados da maneira correta e com acompanhamento profissional.

3 dicas para cuidar dos dentes na terceira idade 5
Fonte: Envato

Entenda que a saúde bucal é importante na velhice. Pode impedir uma pessoa de desenvolver problemas dentários graves e inflamação da boca. Também pode reduzir o risco de doenças cardíacas, derrame e até mesmo problemas neurológicos. 

No artigo de hoje, vamos explicar mais sobre as principais dicas para cuidar dos dentes na terceira idade. Confira nosso conteúdo e saiba mais sobre as principais dicas.

3 dicas para cuidar dos dentes na terceira idade

Os dentes são uma das partes mais importantes do corpo. Eles ajudam na mastigação dos alimentos e fornecem suporte para a mandíbula. A saúde dos dentes é vital para manter uma vida saudável e é importante cuidar deles, principalmente à medida que a velhice se aproxima. A seguir estão algumas dicas para cuidar dos dentes na velhice:

Escove cerca de três vezes ao dia

Escovar os dentes é importante para cuidar da saúde bucal na terceira idade. Os idosos devem escovar os dentes três vezes por dia, principalmente após as principais refeições. A longo prazo, ajudará os idosos a manter uma boa saúde bucal e a prevenir cáries e doenças gengivais. Isso ocorre porque escovar os dentes ajuda a remover restos de comida, placa e bactérias dos dentes. Também ajuda a remover manchas dos dentes.

3 dicas para cuidar dos dentes na terceira idade 3
Fonte: Envato

Passe o fio dental diariamente

Os dentes são uma das partes mais importantes do nosso corpo. Eles desempenham um papel importante na proteção de nossas gengivas, bochechas e lábios. Na velhice, os dentes tornam-se mais suscetíveis a cáries, doenças gengivais e doenças periodontais, que podem ser prevenidas pelo uso diário do fio dental.

O uso diário do fio dental é a melhor maneira de manter os dentes saudáveis. Pode reduzir a doença das gengivas e prevenir a cárie dentária. A principal causa da cárie dentária é o acúmulo de placa bacteriana nos dentes, que pode ser evitada pelo uso diário do fio dental.

A placa é produzida quando as bactérias se alimentam de açúcar nos alimentos que comemos ou bebemos. Ao remover a placa entre os dentes, removeremos as fontes de alimento para essas bactérias, o que também impedirá o acúmulo de tártaro nos dentes e doenças nas gengivas.

3 dicas para cuidar dos dentes na terceira idade 4
Fonte: Envato

Coma alimentos saudáveis para cuidar dos dentes na terceira idade

À medida que envelhecemos, nossos dentes gradualmente começam a perder sua força e se tornam mais vulneráveis à cárie dentária. Para evitar isso, é importante cuidarmos de nossos dentes comendo alimentos saudáveis.

Muitas pessoas não sabem que sua dieta pode afetar sua saúde bucal na velhice. É importante comer alimentos que ajudem a manter dentes e gengivas saudáveis nessa etapa da vida.

Também é importante ter uma dieta equilibrada para que você obtenha todos os nutrientes que seu corpo precisa para se manter saudável. É por isso que muitas pessoas estão conscientes sobre sua saúde bucal e se certificam de que comem alimentos ricos em nutrientes e vitaminas.

3 dicas para cuidar dos dentes na terceira idade 1
Fonte: Envato

Se junte a nós da Servdonto

Com a Servdonto, empresa de planos odontológicos, você tem contato com profissionais competentes na área odontológica, que lhe oferecerão um atendimento personalizado em diversas áreas de atuação. Invista na sua saúde bucal e faça seu plano dentário conosco.

Além disso, contamos com um sistema baseado em pontos fundamentais, entre eles, a qualidade de uma rede credenciada constituída por profissionais altamente selecionados e capazes de oferecer as mais modernas técnicas em saúde odontológica e serviços de alta qualidade.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp