Entendendo os tártaros de maneira mais completa

O que são os tártaros? Você sabia que, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 88% das pessoas sofrem de problemas bucais, mas não fazem a menor ideia disso? Entre esses problemas, um dos líderes em diagnóstico é, com certeza, o tártaro. Junto com as cáries, o tártaro é o principal problema bucal que acomete as pessoas no mundo, mas mesmo assim poucas pessoas sabem lidar com ele.

Ainda de acordo com pesquisa do Ministério da Saúde, quando se fala em saúde bucal na terceira idade, cerca de 99% dos idosos são diagnosticados com tártaro. Esse dado mostra como o tártaro é um problema muito comum, mas, ainda assim, muito pouco discutido, o que permite que seja tão recorrente.

O que são os tártaros?
Fonte: Envato

Mas, enfim, o que são os tártaros mesmo?

Os tártaros podem ser conceituados e explicados como placas endurecidas de bactérias formadas nos dentes. Essas placas são resultados de uma má higienização bucal que, por sua vez, são responsáveis por deixar restos de comida nos cantos dos dentes. Esses restos servem como uma forma de combustível para essas placas.

Após a formação dessas colônias de bactérias, se a higienização bucal não começar a ser bem feita, as placas começam a endurecer, formando o que nós chamamos de tártaro. Neste caso, é possível retirar essas placas com uma boa escovação. Mas a partir do momento em que endurecem, sua remoção só é possível de ser feita em consultório, por meio de uma raspagem.

Apesar disso, não é recomendado que se espere aparecer as placas para ir ao dentista. Na verdade, a recomendação é que se mantenha uma rotina de idas ao consultório a fim de manter a boca sempre saudável, evitando a possibilidade de aparecimento dessas placas.

Mesmo assim, uma rotina de consultas ao dentista também é essencial para que problemas de saúde bucal possam ser diagnosticados de maneira ainda inicial. Isso facilita o tratamento e evita consequências negativas à saúde da boca e, em seguida, da saúde geral.

Eliminando os Tártaros
Fonte: Envato

Por que tão comuns (mesmo não devendo ser)?

Um dos principais fatos que permitem que os tártaros sejam tão comuns é a falta de informação. Pouco se vê crianças sendo educadas a fim de manter uma boa higienização bucal e, além disso, muitas pessoas dão pouca importância a este problema, já que ele, aparentemente, não demonstra muitos problemas à saúde.

Isso é um engano leviano. Na verdade, os tártaros em si podem não ser muito prejudiciais, mas eles podem ser responsáveis por dar início a diversos outros problemas de saúde bucal, tais como infecções e até mesmo a perda dos dentes.

É importante ressaltar que este é um problema causado por bactérias prejudiciais ao organismo, por isso é preciso ter cuidado quando o assunto é tártaro. Principalmente por ser um assunto menosprezado por muitos e pouco debatido por outros.

Retirada de tártaro
Fonte: Envato

Assim, nosso conselho aos pais e responsáveis é sempre conscientizar as crianças e jovens a respeito da importância da saúde bucal e quais malefícios podem aparecer caso a falta de higienização prospere.

Outra dica é manter uma rotina de consultas ao dentista, como já dito anteriormente. Essa atitude mantém a sua boca longe de bactérias e evita que problemas bucais causem consequências ruins, sendo tratadas logo no início do seu aparecimento.

Com a Servdonto, empresa de planos odontológicos, você tem contato com profissionais competentes na área odontológica, que lhe oferecerão um atendimento personalizado em diversas áreas de atuação. Invista na sua saúde bucal e faça seu plano dentário conosco.

Nossa rede credenciada é composta por mais de 3.500 opções de atendimento, descentralizadas, oferecendo profissionais em vários bairros da capital e interior, oferecendo total cobertura para mais de 2.500 empresas em todo o estado de Sergipe, Alagoas, Bahia e Amazonas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Logo da Boom Card

Inscrição no Boom Card / Servdonto