Você sabe o que é o tártaro e como evitá-lo? Quando se fala de saúde da boca, muitas pessoas entendem os perigos da cárie, mas mesmo assim não sabem os significados de termos como tártaro ou placa bacteriana.

Por isso, neste artigo, vamos explicar o que exatamente é o tártaro e como evitar esse problema nos seus dentes. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que é o tártaro e como evitá-lo
Fonte: Envato

Entenda o que é o tártaro e como evitá-lo com esse artigo

O tártaro é um problema de saúde bucal muito comum. Também conhecido como cálculo dental, ele tem início com a placa bacteriana.

A placa bacteriana (ou biofilme) é uma camada que se forma sobre a superfície dos dentes por conta do acúmulo de bactérias na área. Quando essa camada não é devidamente removida com a higienização apropriada dos dentes, ela pode ficar presa no local por muito tempo e endurecer.

Quando isso acontece, ela forma uma “crosta” de cor amarelada ou esbranquiçada. É aí que surge o tártaro. Mas quais são os problemas gerados por essa condição? A questão tem a ver com a ação das bactérias na boca.

Tratamento do Tártaro
Fonte: Envato

A presença dessas bactérias é, em certa medida, natural, mas quando elas se fermentam de forma descontrolada, podem começar a afetar a estrutura dos dentes e das gengivas. Assim, o tártaro, sem tratamento, pode resultar em problemas como gengivite ou a doença periodontal.

Uma vez que a placa bacteriana alcance o estágio do tártaro, ou seja, o estágio endurecido, ela só pode ser removida em um consultório médico. Antes que isso aconteça, no entanto, existem muitas formas de prevenir o tártaro. A seguir, então, vamos dar algumas dicas para ajudar você a evitar esse problema. Confira!

Use o fio dental

Para uma higienização completa da boca, o uso do fio dental é indispensável. Isso porque a escova de dentes não alcança os espaços entre os dentes onde vestígios de comida tendem a se acumular.

Sendo assim, para evitar o acúmulo da placa bacteriana e o surgimento do tártaro, incorpore o uso do fio dental na sua rotina de cuidados bucais. Dessa maneira, a limpeza da boca será mais eficiente.

Use fio dental
Fonte: Envato

Passe a usar um enxaguante bucal

Outra forma de garantir que a sua boca esteja devidamente limpa após as refeições é com o uso de um enxaguante bucal. Após escovar os dentes e usar o fio dental, bocheche com um enxaguante recomendado pelo seu dentista para eliminar qualquer resto de comida que tenha escapado até então. O resultado será um hálito mais fresco e dentes mais saudáveis.

Tenha uma alimentação saudável

Uma alimentação com excesso de açúcares é muito propícia para o acúmulo da placa bacteriana. Assim, evite esse cenário com uma dieta balanceada que incorpore alimentos benéficos para a saúde bucal.

Se você é o tipo de pessoa que não consegue viver sem um doce, não tem problema: Você não precisa abandoná-los inteiramente. Apenas procure consumi-los com moderação, e dê preferência a opções com menos açúcar, como, por exemplo, o chocolate meio amargo.

Use um enxaguante bucal
Fonte: Envato

Vá ao dentista com frequência

Para garantir que os seus dentes estejam protegidos do tártaro, é importante ter uma rotina regular de visitas ao dentista. Essas visitas devem ocorrer para inspeção, e não apenas em casos de emergência.

O consultório médico também é um bom local para tirar qualquer dúvida que você possa ter. Afinal, um dentista sabe o que é o tártaro e como evitá-lo melhor do que ninguém.

Mas, para isso, é preciso ter acesso a um profissional confiável. Esse tipo de acesso é mais fácil de se obter se você pode contar com a ajuda de uma empresa de plano odontológico

Não sabe onde obter um plano? A Servdonto é um ótimo exemplo de empresa que oferece opções muito promissoras. Quer saber mais? Então visite o site para obter mais informações!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Logo da Boom Card

Inscrição no Boom Card / Servdonto