Você sabe qual é a importância do cálcio para a saúde dos dentes e para a sua saúde bucal? Afinal, você sabe o que é a descalcificação dos dentes? Este problema pode ser considerado como uma forma de enfraquecimento da estrutura óssea dos dentes pela falta de cálcio.

Isso porque, vale destacar que o cálcio é conhecido, popularmente, como algo fundamental para a saúde atuando no fortalecimento dos ossos. No caso dos dentes, o cálcio é fundamental para o fortalecimento dos mesmo e da estrutura de toda a arcada dentária do paciente, por isso é fundamental tê-lo em sua dieta.

Isso porque, uma má alimentação é a principal responsável pela falta de cálcio no  organismo. Dessa forma, torna-se essencial manter uma dieta saudável e, muitas vezes, passar por uma reeducação alimentar junto a um nutricionista. Mas, antes, é essencial se consultar em um dentista para que o mesmo avalie e possa diagnosticar o seu problema.

O que é a descalcificação dos dentes
Fonte: Envato

O que é a descalcificação dos dentes

Para que a gente possa ter ideia da importância do cálcio para a nossa saúde, segundo dados do Ministério da Saúde, o consumo de cálcio deve ser de 1.000 miligramas ao dia para adultos e de 700 miligramas para crianças de 7 a 10 anos.

Como já falamos, uma das principais causas da descalcificação dos dentes é uma dieta nada saudável. Para evitar este problema e manter uma alimentação saudável, recomenda-se que a pessoa coma bastante vegetais, cereais, frutos do mar e peixes, leite (e derivados) e soja, por exemplo.

A importância de uma alimentação saudável
Fonte: Envato

Outro problema que as pessoas precisam estar atentas é quanto à ingestão de cafeína em excesso, que pode ser responsável por atrapalhar a absorção de cálcio pelo corpo, o que torna uma dieta rica em cálcio menos eficiente.

Quando ocorre o problema de descalcificação nas pessoas, a saúde bucal também é afetada. Neste caso, os sintomas mais comuns são: boca dormente, dificuldade de engolir, proliferação de cáries e dificuldade de mastigar.

Mantenha uma rotina de consultas ao dentista

Dessa forma, ao apresentar qualquer sintoma, já é recomendada a ida ao dentista. Na verdade, a ida é recomendada com frequência justamente para que problemas como esses possam ser diagnosticados em fase inicial, evitando que ele afete a sua saúde geral com problemas maiores.

Vale destacar, ainda, que a descalcificação dos dentes afeta a saúde geral e bucal, pois com dentes frágeis, fica mais fácil de se proliferar bactérias que provocam cárie e tártaro. Com o dente acometido por bactérias e fragilizado, o próximo passo é a queda dos mesmos, piorando ainda mais a sua saúde geral.

Com isso, a saúde geral começa a ser afetada, principalmente porque a queda dos dentes gera perda de potência da mastigação. Com isso, pedaços maiores de comida precisam ser digeridos, podendo causar problemas nos órgãos ligados à digestão.

Mantenha uma rotina de consultas ao dentista
Fonte: Envato

Como tratar a descalcificação dos dentes

O recomendado pelos especialistas é que se faça uso de pastas de dentes fluoretadas compostas por cálcio e fosfato. Isso ajuda a eliminar as bactérias com o flúor e fortalecer os dentes com os demais compostos da fórmula da pasta.

Outra dica é passar por uma reeducação alimentar e começar a ingerir os alimentos já citados acima no texto. Assim, você consegue manter uma alimentação saudável e rica em cálcio.

Com a Servdonto, empresa de planos odontológicos, você tem contato com profissionais competentes na área odontológica, que lhe oferecerão um atendimento personalizado em diversas áreas de atuação. Invista na sua saúde bucal e faça seu plano dentário conosco.

Nossa rede credenciada é composta por mais de 3.500 opções de atendimento, descentralizadas, oferecendo profissionais em vários bairros da capital e interior, oferecendo total cobertura para mais de 2.500 empresas em todo o estado de Sergipe, Alagoas, Bahia e Amazonas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Logo da Boom Card

Inscrição no Boom Card / Servdonto