Entenda como conservar a escova de dentes

Você sabe como conservar a escova de dentes? A escova de dentes é um dos principais instrumentos para cuidar bem da saúde bucal. Afinal, a maioria das pessoas sabe que escovar os dentes pelo menos três vezes por dia é necessário para manter as arcadas dentárias devidamente higienizadas.

Mas o que muitos não sabem é que a escova em si precisa ser conservada e guardada da maneira correta para preservar a sua eficiência. Por isso, neste artigo, vamos explicar como conservar a escova de dentes. Continue com a leitura para descobrir!

Entenda como conservar a escova de dentes
Fonte: Envato

Entenda como conservar a escova de dentes com esse artigo

Apesar de ser necessário, não é comum tomar os cuidados para conservar a escova de dentes. Na verdade, o que mais acontece é que as pessoas usem a escova quando precisam, deixem-na de lado e não pensem mais no que acontece com ela nesses intervalos.

Esse é um erro grave que pode ser prejudicial para a sua saúde bucal. Isso porque a escova tem um papel fundamental na limpeza da boca, e, se ela não for conservada adequadamente, pode falhar em desempenhar essa função. Ela pode inclusive gerar danos, trazendo mais bactérias para a boca do que removendo.

Sendo assim, como evitar essa situação? Felizmente, existem muitas formas de conservar a escova de dentes corretamente. A seguir, então, vamos apresentar algumas das principais delas. Confira!

Não compartilhe a sua escova ou guarde-a junto com outras
Fonte: Envato

Não deixe a escova jogada na pia

O ideal é que a escova não fique exposta ao ar do banheiro livremente. Isso porque o ar desse ambiente é cheio de micro-organismos: Toda vez que você dá a descarga, por exemplo, micróbios se espalham pelo banheiro todo. E você não quer que eles cheguem na sua escova de dentes.

Por isso, procure guardar a sua escova em algum armário, de preferência fora do banheiro. Além disso, também é uma boa ideia usar protetores de cerdas de escova de dentes quando a escova não estiver sendo utilizada. Dessa maneira, as cerdas ficam protegidas de bactérias e levam mais tempo para se desgastarem, fazendo a escova durar mais.

Não deixe a escova jogada na pia
Fonte: Envato

Lave a escova após usá-la

Após cada escovação, a escova deve ser lavada com água limpa. Isso é essencial para remover os vestígios de bactérias que podem estar presentes nas cerdas.

Assim, lave a escova para retirar os restos de creme dental ou de alimentos. Para retirar o excesso de água e de umidade, dê batidinhas na pia. Também é possível usar um antisséptico bucal para higienizar a escova e diminuir as chances de proliferação de bactérias.

Não compartilhe a sua escova ou guarde-a junto com outras

Um erro muito comum de conservação de escovas de dentes é guarda uma escova junto com outras. Isso é prejudicial porque permite que um objeto possa contaminar o outro com mais facilidade. O ideal é manter as escovas de dentes separadas.

Nessa mesma linha, um número alarmante de pessoas às vezes usa a mesma escova de dentes que um parceiro ou membro da família. Essa prática é arriscada, pois pode favorecer a transmissão de doenças infecciosas. Cada pessoa deve ter a sua escova de dentes própria.

Lave a escova após usá-la
Fonte: Envato

Peça ajuda ao seu dentista

Se você não sabe bem como conservar a escova de dentes, é uma boa ideia pedir ajuda ao seu dentista. Um profissional especializado vai saber orientar você nessa questão.

Para ter uma rotina regular de visitas ao dentista, o ideal é poder contar com o auxílio de uma empresa de plano odontológico. E, para obter um bom plano, é preciso recorrer a uma empresa confiável. A Servdonto oferece diversas opções de planos para ajudar você a cuidar melhor dos seus dentes. Visite o nosso site para obter mais informações!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Logo da Boom Card

Inscrição no Boom Card / Servdonto