Como as cáries influenciam na digestão

As cáries influenciam na digestão° Elas podem ser consideradas como os problemas mais comuns de saúde bucal no mundo. Hoje, é praticamente impossível conhecer alguém que nunca tenha tido cárie, principalmente na infância. Um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, destacou que a cárie dental é a segunda doença mais comum em todo o mundo.

Segundo o estudo, cerca de 70% das crianças são diagnosticadas com cáries no mundo todo. Se esse número já é alarmante, fica ainda pior entre os adultos, sendo quase 100% diagnosticado com o problema. Entre os idosos, o número fica na média de 30%.

Este é  um problema muito diagnosticado na juventude, principalmente por conta da ingestão de muitos doces e o descuido com a saúde bucal. Mas você sabia que, além de causar aqueles pequenos buracos no dente, as cáries também podem influenciar na digestão e saúde intestinal do paciente? Entenda mais sobre isso com esse novo artigo da Servdonto.

Como as cáries influenciam na digestão
Fonte: Envato

O que são as cáries?

As cáries podem ser conceituadas como áreas danificadas nos dentes causadas por bactérias. Sabe aqueles pequenos furos escuros nos dentes que você não sabe de onde veio? Pois bem, eles são causados pelas bactérias.

Essas bactérias se proliferam na boca graças a má higienização bucal e a falta de consultas ao dentista. Com a má escovação, restos de comida acabam ficando nos cantos dos dentes, servindo de alimento para essas bactérias. Elas, por sua vez, acabam soltando uma espécie de ácido que corrói o esmalte dos dentes, causando esses furos.

Por conta disso, a principal forma de evitar a proliferação de cáries é, claramente, manter a saúde bucal em dia e uma rotina de consultas ao dentista a fim de identificar problemas bucais ainda em fase inicial para um tratamento mais assertivo.

O que é Restauração Dentária?
Fonte: Envato

Mas como as cáries influenciam na digestão?

Como dito anteriormente, as cáries danificam fortemente a estrutura dos dentes, principalmente quando não tratadas ao não tratadas de forma correta. Ao bagunçar essa estrutura dos dentes, as cáries podem ocasionar a queda dos mesmos, principalmente ao atacar a sua base que se fixa nas gengivas.

A queda dos dentes, por sua vez, acaba influenciando diretamente na digestão e na saúde intestinal dos pacientes. Isso porque a perda de dentes diminui a qualidade e a força da mastigação. Com isso, você acaba ingerindo pedaços maiores de comida, o que demanda mais trabalho do estômago e intestino.

Com isso, o fluxo intestinal pode acabar se perdendo, atrapalhando a saúde e atacando diretamente os órgãos do sistema digestório. Além disso, vale destacar que digerir pedaços maiores de comida acaba demandando um consumo maior de energia do corpo, deixando o paciente com um cansaço maior.

Mas como as cáries influenciam na digestão?

Dessa forma, torna-se essencial manter a saúde bucal em dia a fim de evitar problemas de saúde geral, problemas intestinais e para aumentar a autoestima. Um plano odontológico de qualidade pode te ajudar nesta tarefa.

Dando a oportunidade de idas frequentes ao dentista, um plano odontológico pode te auxiliar a evitar a proliferação de bactérias e evitar que sua boca seja acometida por doenças como as cáries e o tártaro.

Evite as cáries e outros problemas com o apoio de um plano odontológico de qualidade

Com a Servdonto, você tem contato com profissionais competentes na área odontológica, que lhe oferecerão um atendimento personalizado em diversas áreas de atuação. Invista na sua saúde bucal e faça seu plano dentário conosco.

Somos uma empresa de planos odontológicos com uma rede credenciada composta por mais de 3.500 opções de atendimento, descentralizadas, oferecendo profissionais em vários bairros da capital e interior, oferecendo total cobertura para mais de 2.500 empresas em todo o estado de Sergipe, Alagoas, Bahia e Amazonas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Logo da Boom Card

Inscrição no Boom Card / Servdonto