Você sabia que é essencial entender bem os principais motivos para cuidar da saúde bucal? Apesar de todos serem ensinados a manter uma boa higienização bucal desde a infância, é comum vermos pessoas que ainda assim não se esforçam para manter a boca e os dentes limpos.

Assim, muitas pessoas acabam sofrendo com diversos problemas bucais, como cárie e gengivite. Ou seja, um dos principais causadores destes problemas é justamente a falta de informação suficiente, que faz com que as pessoas não deem importância para a saúde bucal.

Por isso, neste artigo, vamos citar 4 motivos para cuidar da saúde bucal. Dê uma olhada  nessas dicas e nessa lista:

4 motivos para cuidar da saúde bucal
Fonte: Envato

4 motivos para cuidar da saúde bucal

Previne o aparecimento de cáries

Ter uma boa higienização bucal é fundamental para evitar que bactérias possam se proliferar na boca, causando problemas bucais, como as tão famosas cáries, tártaros, gengivite ou periodontite (essas são as mais comuns).

Como já explicamos em artigos anteriores, as cáries são cavidades abertas nos dentes por bactérias. Essas bactérias se alimentam dos restos de comida presos nos dentes e oriundas da má escovação. Ao se alimentarem, essas bactérias liberam uma espécie de ácido que corrói o esmalte dos dentes, causando os furos nos dentes.

Ao não escovar os dentes de maneira correta e não tratar as cáries, elas podem evoluir para o enfraquecimento total dos dentes e, consequentemente, na queda dos mesmos. Além disso, doenças causadas por bactérias na boca ainda podem degringolar para problemas de saúde geral. Dessa forma, a única maneira de manter a boca livre de cáries é mantendo uma boa higienização com 3 escovações diárias.

Escovar os dentes é essencial
Fonte: Envato

Tártaros nunca mais

As bactérias que causam doenças bucais, como as cáries, costumam “andar em grupos”, esses grupos são chamados de placas bacterianas, nós também temos um artigo inteiro dedicado a este assunto.

Acontece que boas escovações rotineiras costuma eliminar essas placas antes que as mesmas endurecem, mas a má higienização faz com que essas placas se fixem cada vez mais aos dentes ao ponto de não saírem mais, só com procedimentos médicos realizados em consultório.

Quando essas placas endurecem em tons de amarelo ou branco ganham o nome de tártaros. Para removê-los, o jeito é ir ao dentista e fazer uma remoção de tártaro no consultório.

Tártaros nunca mais
Fonte: Envato

Evita problemas de gengiva

Doenças na gengiva podem ser classificadas como resultados de uma má higienização bucal. Na primeira fase da doença, a gengivite nada mais é do que uma infecção e inflamação na gengiva oriunda da má escovação.

Se não tratada, essa infecção pode evoluir para a chamada periodontite, doença também já tratada em nosso blog. A partir daí, os dentes correm sérios riscos de perderem a sustentação e, por consequência, caírem. Além disso, a periodontite pode fazer com que as bactérias causadoras da infecção corram pela corrente sanguínea, causando problemas de saúde geral e, até mesmo, infarto.

Evita problemas de gengiva
Fonte: Envato

Dentes bonitos e fortes

Manter uma boa higienização bucal também é fundamental para a saúde psicológica das pessoas, ajudando até mesmo para a autoestima. Isso porque, uma boa escovação feita de maneira correta faz com que a aparência dos dentes fique mais branca e bonita, aumentando a autoestima.

No entanto, a higienização bucal vai muito além do que dentes mais brancos. Ela também é essencial para a boa estruturação dos dentes, ajudando você a ter dentes mais fortes e resistentes.

Dentes bonitos e fortes
Fonte: Envato

Cuide da sua saúde bucal com uma empresa especializada

Os planos odontológicos da Servdonto são uma ótima opção para a sua empresa. Nossos planos contam com inúmeros benefícios e uma ampla rede credenciada, além de preços extremamente acessíveis.

Com a Servdonto, empresa de planos odontológicos, você tem contato com profissionais competentes na área odontológica, que lhe oferecerão um atendimento personalizado em diversas áreas de atuação. Invista na sua saúde bucal e faça seu plano dentário conosco. Também contamos com planos odontológicos para servidores públicos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Logo da Boom Card

Inscrição no Boom Card / Servdonto