As principais dúvidas sobre a restauração dentária

A restauração dentária é um procedimento odontológico muito comum. No entanto, a maioria das pessoas não conhece essa intervenção a fundo. Isso pode ser motivo de muita confusão quando se faz necessário recorrer a esse tratamento. 

Sendo assim, neste informe, vamos ajudar você a entender melhor sobre a saúde dental, respondendo as principais dúvidas sobre a restauração dentária. Continue com a leitura para saber mais.

As principais dúvidas sobre a restauração dentária
Fonte: Envato

Conheça as respostas para as principais dúvidas sobre a restauração dentária

É muito comum ter dúvidas ou preocupações antes de passar por um procedimento odontológico. Afinal, o consultório odontológico pode ser um local intimidante. Além disso, muitas pessoas também têm medo de dentista, o que acrescenta uma camada extra de nervosismo à experiência.

Felizmente, isso pode ser resolvido aos poucos. Uma das coisas que pode ser positiva nesses casos é se informar sobre o procedimento da melhor forma possível. A seguir, então, vamos responder algumas dúvidas sobre o assunto. Confira!

Como funciona a restauração dentária
Fonte: Envato

O que é uma restauração dentária?

Uma restauração dentária é um procedimento odontológico que tem como objetivo preencher uma lacuna no dente. Também conhecida como obturação dental, a restauração  visa restabelecer as funções mastigatórias do dente, bem como a sua estrutura.

Quanto tempo dura uma restauração no dente?

A ideia de uma restauração dentária é criar uma reconstrução que tenha a mesma função e eficiência do dente original. Por conta disso, os materiais costumam ser resistentes, podendo durar anos sem maiores problemas.

No entanto, é importante ressaltar que, para que essa duração se mantenha, é necessário ter alguns cuidados. Por exemplo, é uma boa ideia evitar morder diretamente alimentos muito duros com o dente restaurado.

O que é Restauração Dentária?
Fonte: Envato

Como funciona uma restauração dentária?

A forma como uma restauração é colocada depende do estado do dente restaurado. Se houver partes danificadas por cáries, por exemplo, essas partes devem ser removidas antes do procedimento começar.

Depois disso, o profissional realiza uma limpeza do local e dá início ao preenchimento (restauração direta). Em alguns casos, pode ser necessário confeccionar uma peça maior. Nesse tipo de situação, o profissional vai tirar um molde da boca do paciente e enviá-lo para o laboratório para a produção da peça, após isso o dentista cimenta a peça na lacuna do dente original. 

Manter a restauração dental
Fonte: Envato

Em que casos uma restauração dentária é necessária?

A restauração dentária se faz necessária quando um dente é estruturalmente danificado e precisa de uma reabilitação. A cárie pode ser responsável por uma situação desse gênero, fazendo com que a parte danificada de um dente deva ser removida e substituída por uma restauração.

Também não é incomum a restauração dentária ser necessária em casos de perda ou quebra de dentes em traumas ou acidentes. Isso acontece muito, por exemplo, com crianças e adolescentes que quebram ou fraturam dentes permanentes.

Procedimento de Restauração Dentária
Fonte: Envato

É possível sentir a restauração na boca?

Imediatamente após o procedimento, é possível que o paciente sinta uma certa sensibilidade no local do dente. Essa situação é rara, mas pode acontecer, em um período de um ou dois dias após a realização.

A longo prazo, no entanto, não é possível sentir a restauração na boca. O objetivo de uma restauração dentária é que ela substitua o dente danificado ou quebrado de modo que ele não faça mais falta. Logo depois do procedimento, o normal é esquecer que ela está lá.

Faça uma restauração dentária com a ajuda de um plano odontológico

Agora que você já sabe as respostas para as principais dúvidas sobre a restauração dentária, é hora tomar medidas práticas a favor da sua saúde bucal. Uma delas é ter a ajuda de uma empresa de plano odontológico como a Servdonto. Quer saber mais? Então visite o site para obter mais informações!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Logo da Boom Card

Inscrição no Boom Card / Servdonto