Como a mordida torta pode prejudicar a saúde bucal

Você sabe como a mordida torta pode prejudicar a saúde bucal? Muitas pessoas têm dentes tortos ou apinhados, o que pode levar a problemas de mastigação, mordida e até fala. Para prevenir ou corrigir uma mordida torta, deve-se começar escovando os dentes três vezes ao dia com uma escova de cerdas macias.

Também é importante usar fio dental pelo menos uma vez por dia para remover quaisquer partículas de comida entre os dentes. Pode-se também querer visitar o dentista para limpezas e exames profissionais a cada seis meses.

Ter uma mordida torta pode parecer um problema menor, mas pode levar a sérias consequências se não for tratada. Neste artigo, discutiremos as razões por trás de uma mordida torta e como você pode preveni-la ou corrigi-la.

Mordida torta pode prejudicar a saúde
Fonte: Envato

Como a mordida torta pode prejudicar a saúde bucal

Uma mordida torta é um problema que muitas pessoas sofrem, mas acabam minimizando por não aparentar ser muito prejudicial. A principal causa de uma mordida torta é o desalinhamento dos dentes.

Os dentes podem não se encontrar corretamente e a mandíbula superior pode estar muito atrás na boca. Existem diferentes maneiras de corrigir esse problema, incluindo o uso de uma contenção ou tratamento ortodôntico.

O processo de mastigação é complicado que envolve muitos músculos, articulações e ossos. Os músculos da mandíbula precisam se contrair para mover o alimento da frente da boca, onde é mastigado pela primeira vez, em direção à parte de trás da boca, onde é engolido.

Maneiras em que a queda dos dentes prejudica a saúde geral
Fonte: Envato

Esse processo requer um esforço coordenado de todas essas partes para que os alimentos sejam decompostos e digeridos adequadamente. Uma mordida torta pode causar desgaste dos dentes, bem como recessão gengival devido ao contato prolongado com as superfícies dos dentes.

Outro problema que ocorre devido a uma mordida torta é a ATM (distúrbio da articulação temporomandibular). Esta é uma condição em que há dor nas articulações da mandíbula porque os dentes não se encontram corretamente quando você fecha a boca.

Mordidas tortas também podem causar outros problemas de saúde, como infecções de ouvido, dores de cabeça, dor na mandíbula, dor no pescoço, entre outros.

Como tratar a mordida torta para o bem da saúde bucal

O primeiro passo no tratamento de uma mordida torta é identificar o tipo de desalinhamento que está ocorrendo. Os dois tipos são overbite e underbite.

A sobremordida ocorre quando os dentes anteriores superiores estão muito para frente ou muito para trás em relação aos dentes anteriores inferiores. Underbites ocorrem quando os dentes anteriores inferiores estão muito para frente ou muito para trás em relação aos dentes anteriores superiores.

Assim é importante que você visite seu dentista para que ele possa diagnosticar o problema. Eles serão capazes de dizer quais dentes precisam ser movidos e quanto eles precisam ser movidos.

Se o seu dentista receitou aparelho para você, então é hora do passo três! Certifique-se de usá-los o mais rápido possível, mas não muito apertados ou muito soltos. Um dos erros mais comuns que as pessoas cometem é usá-los muito apertados porque acham que isso vai acelerar o processo de endireitar os dentes.

Servdonto - Empresa de plano odontológico

Se junte a nós da Servdonto

Com a Servdonto, empresa de planos odontológicos, você tem contato com profissionais competentes na área odontológica, que lhe oferecerão um atendimento personalizado em diversas áreas de atuação. Invista na sua saúde bucal e faça seu plano dentário conosco.

Além disso, contamos com um sistema baseado em pontos fundamentais, entre eles, a qualidade de uma rede credenciada constituída por profissionais altamente selecionados e capazes de oferecer as mais modernas técnicas em saúde odontológica e serviços de alta qualidade.

Nossa rede credenciada é composta por mais de 3.500 opções de atendimento, descentralizadas, oferecendo profissionais em vários bairros da capital e interior, oferecendo total cobertura para mais de 2.500 empresas em todo o estado de Sergipe, Alagoas, Bahia e Amazonas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Logo da Boom Card

Inscrição no Boom Card / Servdonto