O que é um protetor bucal? 

Você sabe o que é um protetor bucal? Em determinadas atividades, esse tipo de acessório pode ser fundamental para garantir a segurança dos dentes de uma pessoa. Mas, para aproveitar essa proteção, é preciso antes saber bem o que é esse aparelho, para que ele serve e por que usá-lo.

Por isso, neste informe, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre protetores bucais. Continue com a leitura para aprender!

Entendendo sobre Protetor Bucal
Fonte: Envato

Entenda o que é um protetor bucal e por que usar esse tipo de acessório

Um protetor bucal é como se fosse um capacete para a boca e as mandíbulas. Ele é um dispositivo de proteção da boca. Sua extensão cobre os dentes e gengivas para prevenir e reduzir lesões.

Por conta disso, os protetores bucais costumam ser muito usados por atletas ou por qualquer pessoa que prática algum esporte que inclua contato físico. Assim, atividades como futebol, beisebol, basquete, hóquei, andar de skate, rugby, ginástica, muay thai, boxe ou ciclismo pedem pelo uso de um protetor bucal.

Protetor Bucal Esportivo
Fonte: Envato

Mas nem todos esses acessórios são iguais. Na verdade, existem diferentes tipos de protetores bucais que uma pessoa pode usar. Os principais deles são:

  • Protetores comuns: Esses são os protetores bucais mais acessíveis do mercado. Isso porque, por serem pré-moldados, eles são feitos para serem prontos para o uso.

O único problema desse tipo de protetor é que, por não ser feito sob medida, ele pode não se ajustar bem aos dentes da pessoa que o compra. Como consequência, pode dificultar a respiração e a fala.

  • Protetores feitos sob medida: Ao contrário dos protetores comuns, esses protetores são diferentes para cada usuário, feitos especificamente para cada pessoa.

São fabricados pelo dentista ou por um laboratório, e, como o nome já diz, são feitos sob medida. Devido a isso, são muito mais confortáveis do que os protetores comuns e oferecer alta proteção. Eles são feitos a partir de um molde que o dentista tira dos dentes do paciente.

Função do Protetor Bucal
Fonte: Envato

Por serem feitos sob medida, costumam ser mais caros, mas, para a maioria dos atletas, é um investimento que vale a pena para garantir o conforto e a segurança.

  • Protetores moldáveis em água quente: Esse tipo de protetor tem uma forma inicial igual em todas as unidades, que pode ser modificada com água quente. O ideal é comprar esse produto em uma loja de produtos esportivos e seguir as instruções com cuidado.

O protetor deve ser colocado em água quente para amolecer e, depois, o plástico aquecido deve ser mordido pela pessoa que vai usá-lo, para garantir um bom encaixe na arcada dentária. Por conta dessa especificidade, protetores moldáveis tendem a ser mais confortáveis do que os protetores comuns.

Veja mais sobre Protetor Bucal
Fonte: Envato

Fica claro, então, que existem diversos tipos de protetores bucais, e que cada tipo pode ser mais adequado a uma necessidade diferente. Mas é importante lembrar que, independentemente do tipo, um protetor bucal não dura para sempre.

O ideal é trocar o seu de seis em seis meses. Isso é especialmente necessário para adolescentes cuja boca ainda está em fase de crescimento, o que significa que as arcadas dentárias podem mudar com o tempo.

O que é Protetor Bucal

Saiba mais sobre proteção dos dentes com a ajuda de um plano odontológico

Agora que você já sabe o que é um protetor bucal, é evidente que, para escolher esse tipo de acessório, é melhor ter a ajuda de um dentista. E, para obter essa ajuda, você deve estabelecer uma rotina de visitas ao consultório médico.

Estabelecer essa rotina se torna uma tarefa muito mais simples com o auxílio de uma empresa de plano odontológico. A Servdonto oferece diversas opções de planos para ajudar você a cuidar melhor dos seus dentes. Visite o site para obter mais informações!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Logo da Boom Card

Inscrição no Boom Card / Servdonto